“Stelio Mondlane Project” celebra 10 anos na XHUB


O baterista moçambicano, Stélio Mondlane, sobe ao palco da XHUB – Incubadora de Negócios Criativos, na Sexta-feira, 23 de Setembro, a partir das 20 horas, para celebrar os 10 anos do “Stelio Mondlane Project”.


Trata-se de um trabalho através do qual Stélio Mondlane sugere uma nova proposta de músicas do estilo Jazz, a tentar contrariar o sentido que estilo tomava há 10 anos, a altura em que o disco foi lançado.


“Quando decidiu compor, os únicos músicos que se destacavam na produção do referido género eram Jimmy Dludlu, Moreira Chonguiça, Ivan Mazuze e Orlando Venhereque”, lê-se na nota enviada ao Mbenga.

A ideia do “Stelio Mondlane Project” era, também, “adicionar a nova abordagem do jazz, com continuidade, variações e tocando com vários músicos, que era algo que não acontecia naquela época”, destaca o documento.


No concerto da Sexta-feira, o baterista vai partilhar o palco com a Cantora Leyna e outros músicos moçambicanos de destaque no Jazz.

A apresentação do “Stelio Mondlane Project” enquadra-se no propósito da X-HUB, de rentabilizar as artes e cultura, através do incentivo à produção, divulgação e consumo dos produtos culturais. Neste ensejo, a instituição tem apoiado e organizado concertos de artistas locais e internacionais, para propor aos entusiastas da música experiências com diferentes géneros e estilos.

Stélio Mondlane é baterista, compositor e produtor moçambicano. Participou em vários festivais nacionais e internacionais, como AZGO, More Jazz Series (Moçambique), Bushfire (eSwathini), MASA (Costa do Marfim), Lugano (Suíça), Sesco Series (Brasil), Quaresma (Eslovênia) e Mindelo Jazz Summer (Cabo Verde). Viveu por mais de 10 anos na África do Sul. É autor de um CD/DVD: Mixed cultures.


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top