“Desobediência” em exibição no Scala

A longa-metragem de Licínio de Azevedo, “Desobediência”, vai estar em exibição amanhã, 22 de Setembro, às 18h30, no Cine-Teatro Scala.

Partindo de uma história real e interpretada pelos próprios intervenientes da história, a película traz ao público a trajetória de uma mulher da região de Chimoio, província de Manica, condenada pelas severas leis da tradição ancestral.

A mulher, Rosa, é acusada de ter causado o suicídio do marido, devido à sua desobediência. Ela é suspeita de ter um “marido-espírito” e é submetida a dois julgamentos: o primeiro num curandeiro, o segundo num tribunal. A mulher é absolvida em ambos julgamentos, mas os parentes do falecido continuam a persegui-la e é punida de forma cruel.

Segundo Licínio de Azevedo, foi uma tarefa difícil convencer as duas famílias – a mulher e os irmãos do falecido marido – a participarem no filme, mas o conflito ainda estava longe de ser terminado. Para acompanhar o enredo de vingança sem fim, uma segunda câmera foi instalada, trazendo no filme um equilíbrio e complexidade entre o documentário e a longa-metragem.

O filme Desobediência foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais com destaque para a FIPA de Prata do FIPA – International Festival of Audiovisual Programs na França, Fundo Para o Desenvolvimento Artístico Cultural em Moçambique, com o prémio Kuxa Kanema do FUNDAC, e a menção Especial do Júri pela interpretação de Rosa Castigo – Festival Internacional de Zanzibar, Tanzânia.

O projecto Cine das 5ºas leva o cinema moçambicano a amantes da sétima arte, todas as quintas-feiras, ao Cine-Teatro Scala, com bilhetes no valor de 200MT e com um preço especial, no valor de 100MT, para estudantes.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top