“As verdades da Capulana” na XHUB

“As verdades da Capulana” é o título da exposição a ser inaugurada amanhã, às 17:30, na galeria da XHUB, em Maputo. Através da mostra, 10 artistas exploram a capulana sob diferentes pontos de vista e procuram traduzir em telas os segredos, valores simbólicos e as verdades por detrás da capulana como um objecto muito presente nas culturas africanas.     

A exposição junta obras de quatro mulheres, nomeadamente Carmen. M, Darda, Huwana Rubí, Farida – e seis homens – Checken, C. Alfredo, Helder Zandamela, J.P Bias, Pinto Zulo e Tsenane. 

São artistas que exploram diversas técnicas e cores, a contar histórias do dia-a-dia da sociedade moçambicana. N’As verdades da Capulana”, a capulana é tida como um traço identitário do continente africano, através do qual é possível estabelecer ligações entre hábitos e costumes dos povos. 

O propósito da exposição é dar enfâse às diversas formas de uso da capulana nas sociedades africanas, peça indispensável em cerimónias como ritos de iniciação, o casamento, entre outras.

De acordo com o comunicado de imprensa recebido pela Mbenga, “As verdades da Capulana” é, também, um trabalho que destaca a figura da mulher e o seu papel na construção da identidade cultural e social.

“A curadoria da exposição é feita também para alinhavar a questão ligada à história, o significado e a simbologia”, lê-se no documento.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top