Haverá “Tempo dos Leopardos” hoje no Scala

0
300

“O Tempo dos Leopardos”, longa-metragem moçambicana-iugoslava, será exibida hoje, no Cine-Teatro Scala, às 18 horas, no contexto do Cine das 5as, um espaço reservado à promoção das produções audiovisuais moçambicanas.

“O Tempo dos Leopardos”, filme do género drama de guerra, escrito e realizado por Zdravko Velimirović, Branimir Šćepanović, Luís Carlos Patraquim e Licínio Azevedo, é considerada “Primeira longa-metragem de ficção moçambicana”, produzida após a independência de Moçambique, em 1985.

A longa-metragem retrata a luta de um grupo de guerrilheiros moçambicanos contra o sistema colonial português, na década de 1970.
A história começa com a amizade de dois jovens, um moçambicano e um colonialista. Anos depois, quando Moçambique começa a lutar pela sua independência, os dois se encontram mais uma vez, mas dos lados opostos do campo de batalha.

“O Tempo dos Leopardos” é constituído por uma equipe iugoslava e um elenco composto pelos actores Ana Magaia e Simeão Mazuze (Salimo Muhamed). A película teve influência da Jugoslávia, pela sua grande experiência de produção de filmes que exaltam a resistência iugoslava contra o nazismo.

Artigo anteriorAroma Fóssil: a caixa de pandora
Próximo artigoGigliola Zacara apresenta monólogo das “Confissões da Madrugada”
Isah Esmeralda, pseudónimo de Felizarda Nhare, formou-se em locução pela Rádio Cidade das Acácias, tendo apresentado o programa “Rotatividade”. Colaborou na União Nacional de Estudantes, como Directora Adjunta do Departamento de Comunicação e Imagem. Querendo mergulhar no Jornalismo Cultural, de 2022 até inícios de 2023, foi repórter na Plataforma Mbenga: Artes e Reflexões, onde conduziu entrevistas e assinou textos em diversos géneros jornalísticos, para a promoção das artes e cultura em Moçambique. Conta com textos sobre cultura na Plataforma "Tsevele". É estudante de Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane. E, também, dedica-se a escrita de contos e crónicas literárias de intervenção social, tendo se destacado entre os 10 finalistas da 1ª edição do Prémio Carlos Morgado. Além disso, ocupou o 1° lugar no Concurso Tio Caderno - Literatura 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here