“Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” exibido em Portugal

A longa-metragem “Avó dezanove e o Segredo do Soviético”, do realizador moçambicano, João Ribeiro, vai ser exibido hoje, nas salas de cinema portuguesas, depois de sua estreia no Pan African Film Festival em Los Angeles, em 2020.

O filme será exibido em duas sessões. A primeira às 13h25 e a segunda às 19:30, sendo que esta última vai contar com a presença do realizador moçambicano, João Ribeiro, e de Ondjaki, escritor angolano, autor da obra adaptada para o filme. O realizador e o autor vão dialogar sobre a longa-metragem, logo após exibição.
“Faz hoje exactamente 12 anos que a minha primeira longa metragem, “O Último Voo Do Flamingo”, estreava em Portugal no Douro International Film Festival. A 8 de Setembro, estreia em Portugal a minha segunda longa “Avódezanove e o Segredo Do Soviético”, coisas…”, escreveu João Ribeiro, expressando sua satisfação por ver mais um de seus filmes estrear em Portugal.

A longa-metragem, uma co-produção entre Moçambique, Brasil e Portugal, adapta o romance homónimo do escritor angolano Ondjaki, uma ficção inspirada nas suas memórias de infância, que tem como cenário Luanda, na década de 1980, nomeadamente o bairro da Praia do Bispo e as suas crianças, durante as obras de construção do mausoléu de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.

O elenco conta com três actores jovens como protagonistas, nomeadamente Keanu dos Santos, Caio Canda e Thainara Barbosa, e mais tarde se juntaram Anabela Adrianopoulos, Dmitry Bogomolov, Filimone Meigos e Flavio Bauraqui.

Até então, o filme “Avó Dezanove e o Segredo do Soviético” obteve quatro grandes prémios em festivais internacionais, no final de 2020, a título de exemplo, destacou-se como “Melhor Realizador de África” nos Kisima Music & Film Awards, no Quénia, e mais recentemente como “Melhor Filme no Black International Cinema” em Berlim.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top