João Ribeiro conversa com cineastas em Maputo

O cineasta João Ribeiro vai ministrar um Master Class sobre o tipo de projectos audiovisuais que o Maning Magic procura para a sua grelha.

O evento terá lugar no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), onde igualmente será servido um Coffee break e também poderá ser visto Zoom e streaming, no dia 30 de Agosto corrente, a partir das 16:30.

Na sessão, Ribeiro vai orientar aos participantes sobre como melhor elaborar propostas para submeter à estação televisiva moçambicana que dirige, a Maningue Magic.

Esta partilha de saberes e larga experiência acumulada, igualmente, na produção e direcção de filmes como as adaptações de “O último vou do flamingo” (baseado no livro homônimo de Mia Couto), “AvoDezanove e o Segredo Do Soviético” (baseado num livro homônimo de Ondjaki), está integrada no programa Master Class, organizado pelo Fórum de Cinema de Moçambique, Kugoma.

O percurso de João Ribeiro está a ser feito entre o uso da “imagem em movimento” para fins comerciais e ficcionais, o que o permite acesso a “big picture” de questões relacionadas a produção cinematográfica e os seus labirintos.

Nascido na Zambézia, em 1962, Ribeiro deu o primeiro passo da sua caminhada pelo cinema ainda nesta província do centro do país, antes de levar o seu “imaginário” para as telas do mundo.

A sua diferença e dedicação o levaram a chefiar a delegação do Instituto Nacional do Cinema (INC) de Quelimane, onde geriu cinco salas de cinema da província, antes de fazer formação em Cuba (1989), na área de realização e Produção de cinema.

Foi também chefe do arquivo de Filmes e, igualmente, Coordenador de Produção do INC, em Maputo.

Participou de diversas iniciativas de massificação do cinema no país e na SADC, através de contribuições para a criação de associações de fazedores de filmes e documentários ao nível da região.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top