Abertas as inscrições para o Masterclass com cineastas

0
53

De ontem até ao dia 25 do mês corrente decorrem as inscrições para participar do programa do MasterClass com cineastas, organizado pelo Kugoma, Fórum de Cinema de Moçambique.

Podem se inscrever cinéfilos, críticos, pesquisadores e quem goste da sétima arte, independentemente da localização ou actividade, através do site do Kugoma www.kugoma.org.

O propósito da iniciativa é unir realizadores e produtores de cinema, no mesmo espaço, para uma reflexão em torno do que se faz da sétima arte em Moçambique.

Pretende-se igualmente encontrar saídas para contornar os desafios do cinema moçambicano, dotando as novas gerações de fazedores de ferramentas e conhecimentos orientadores para a sustentabilidade do subsector.

Com início marcado para 30 de Agosto corrente, as sessões serão, todas, realizadas no Centro Cultural Franco Moçambicano.

O MasterClass vai arrancar com a apresentação do produtor e cineasta, João Ribeiro, que vai partilhar os elementos que a Maningue Magic, canal que dirige, prioriza na sua grelha emissão.

Por sua vez, Ivan Barros vai orientar os cineastas a “aproveitar os skills do cinema para projectos corporativos”, numa tentativa de elucidar os fazedores sobre as oportunidades de que o cinema moçambicano se pode aproveitar.

As sessões poderão ser assistidas presencialmente e, ainda, via zoom e plataformas de streaming.

O MasterClass com cineastas está integrado na 13ª edição do Kugoma, evento que acontece, anualmente, em Maputo, com o objectivo de expor as artes cénicas realizadas em Moçambique, bem como nos países falantes de língua portuguesa.

Sabemos ainda que a acção deste ano irá levar à grande tela as emoções do cinema produzida essencialmente por africanos, sendo que se irá privilegiar a criação de novos públicos e a premiação de jovens profissionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Artigo anteriorFranco abriu-se para o Punhos no ar
Próximo artigoNunca me imaginei num palco de teatro!
Encontra no jornalismo um espaço fértil para alimentar o gosto de narrar factos e partilhar experiências do dia a dia. Estudante finalista pela ECA-UEM, vê na leitura e escrita ferramentas indispensáveis para contar hi(e)stórias, exteriorizar-se e conduzir o mundo pelo caminho da luz e da boa convivência entre pessoas. Também tem formação técnica em Jornalismo e Multimédia e colabora com a plataforma Mbenga desde 2019. Tem, ainda, textos publicados em diversos semanários nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here