X HUB quer profissionalizar actividades criativas

“Como buscar financiamento para o seu projecto cultural” é o tema do Workshop a ser realizado a partir de amanhã, nas instalações da X HUB – Incubadora de Negócios Criativos, em Maputo.

A temática nasce da consciência de que o financiamento para os projectos cultural tem sido pedra angular da cadeia de valores da economia criativa.

O encontro é dirigido a 25 instituições e/ou pessoas singulares do ramo da indústria criativa e vai priorizar discussões em torno de temáticas relacionadas à obtenção e gestão de financiamentos concedidos à iniciativas do sector cultural.

Depois de discutir a criação de conteúdos da área da cultura para espaço o espaço digital, a X HUB vai, desta vez, olhar para estratégias de obtenção e, igualmente, de gestão de apoios aos projectos da economia criativa.

Pretende-se, com a iniciativa, acelerar o passo para o alcance do grande objectivo da X HUB,, que é de profissionalizar as artes e os artistas nacionais, através de intercâmbios de conhecimentos e habilidades na criação, avaliação e implementação de projectos ligados à área.

Ao mesmo tempo, perspectiva-se cimentar bases para a (re)estruturaração da indústria criativa, numa altura em que muito se discute a rentabilidade da indústria criativa.

Trata-se do segundo de 3 Workshops que introduzem uma série de acções levadas a cabo pela X HUB na ideia de capacitar os diferentes sujeitos envolvidos na economia criativa, sobretudo os jovens.

As sessões serão ministradas pelos gestores culturais Zeca Tsamba, Ivan laranjeira, Matilde Muhocha e Rufus Maculuve.

O próximo Workshop será subordinado ao tema “Música: empacotar para o mercado”. A ideia é despertar os fazedores desta arte em relação aos elementos a incorporar nos trabalhos, tendo em conta as exigências das dinâmicas dos novos mercados de música.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top