Encerram hoje inscrições para Festival Fixe

Estreitar laços, potencializar novas parcerias e formar um público consumidor da produção lusófona são alguns dos objectivos da segunda edição do Festival Fixe, cuja inscrições encerram hoje, até às 23h59.

 

A iniciativa terá lugar de 25 a 31 de agosto de 2022, no espaço Petra Belas Artes, em São Paulo, Brasil, no Portal FIXE e em plataformas digitais parceiras, até 15 de Setembro. Podem se inscrever – através do site: www.festivalfixe.com.br – filmes (ficção ou documentários) de longa, média ou curta metragens lançadas nos últimos 5 anos. 

 

O Festival, que teve a primeira edição no ano passado, dá visibilidade a nova produção artística dos países que falam português, nomeadamente, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe.

 

“Queremos escrever a história sob uma perspectiva decolonial e apontar possibilidades para o futuro”, lê-se no comunicado recebido pela Mbenga.

 

A Mostra Fixe de Cinema é um dos braços do Festival Fixe, projecto que une países e regiões lusófonas em uma programação cultural que inclui cinema, música, artes visuais, teatro, gastronomia, literatura e moda. A acção é composta por dois segmentos de cinema lusófono, nomeadamente: brasileiro e estrangeiro. 

 

O primeiro segmento será composto por filmes de produção ou co-produção brasileira cujo tema tenha conexão com a lusofonia, como por exemplo factos e reflexões sobre a história do Brasil, a diáspora africana no Brasil, decolonização e/ou novas conexões e narrativas com outros países lusófonos. O segundo reúne filmes de produção estrangeira de países lusófonos.

 

A selecção final dos sete artistas será feita por um corpo curatorial do mesmo Festival, e segundo o regulamento, serão considerados critérios como diversidade, representatividade e relevância artística  cultural. 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top