Governo trabalha na materialização do estatuto do artista

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou que o governo de Moçambique trabalha a todo gás no sentido de tornar real o estatuto do artista.

A governante falava ontem, em Maputo, na inauguração do X-Hub, Incubadora de Negócios Criativos, iniciativa da Kuzula Investiments.

Na ocasião, Eldevina Materula fez saber que materializar o estatuto do artista faz parte dos desafios do governo, sobretudo no actual quinquénio, e que a acção visa criar reconhecimento e valorização dos fazedores das artes nacionais.

Destacou que o desafio do sector é mudar o pensamento de que os fazedores das artes e cultura são incapazes de de fazer coisas por si e que está mais do que na hora de provar que a arte, tal como as outras áreas do saber e de criação, é séria.

Por isso, continuou, é interesse do governo tornar as artes e cultura um activo económico de grande valor. “O ministério vem trabalhando o draft do estatuto do artista e vai ser submetido em breve para apreciação e aprovação no conselho de ministros.

Mas este documento tem de ser discutido nesta casa, pelos fazedores e frequentadores desta casa. Não deve ser instrumento só do ministério, deve ser sim dos artistas”, disse a ministra da Cultura e Turismo, numa mensagem que apela à união dos profissionais do sector para que, em conjunto, emprestem o seu saber para enriquecer o estatuto, afinal de contas, vai beneficiar a todos.

“Tal como as outras áreas, o artista com toda a dignidade deve dizer que sustenta a sus família e paga as suas obrigações com a sua arte e o consumidor deve pagar a arte”, esclareceu.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top