“Silêncio” de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze premiado no estrangeiro

Num bairro suburbano de Maputo, encontra-se Elisinha, uma rapariga adolescente que vive de braços com traumas frutos de recorrentes abusos sexuais e psicológicos protagonizados pelo pai, alcoólatra, com quem divide o mesmo teto.
Sem contra-argumentos face às investidas do seu progenitor, à jovem – que também vive com a mãe e um irmão ainda de colo – resta apenas um último recurso de defesa, o silêncio. Recorre ao silêncio diante de gigantesca insanidade não propriamente para defender-se, mas pelo medo de possíveis represálias, visto que denunciar os crimes de seu pai pode desestabilizar toda a família.
Na sequência, Elisinha decide calar-se diante dos factos, mas a sua condição psicológica deteriora-se, a ponto de roubar o brilho típico de jovens na sua idade, bem como transformar Elisinha numa menina triste, sem interesse nem esperança pela vida, e com sinais claros de depressão.
Elisinha é apenas uma personagem desta película, com cerca de 5 minutos de duração, mas a história, os choros, mágoas e gritos de socorro fazem parte da realidade de várias outras raparigas. A curta-metragem foi produzida na ideia de amplificar vozes de outras Elisinhas, amordaçadas pelo medo e constantes ameaças de predadores sexuais, muitas vezes próximo, como acontece em “Silêncio”.
Um aspecto que também é notório na película é facto de Elisinha não ter tido a oportunidade de estudar, por ter de ajudar à mãe – com quem também vive – nas suas múltiplas funções diárias. Elisinha desdobra-se entre a gestão de um pequeno negócio que a mãe mantém no mercado e as tarefas domésticas, visto que a progenitora tem de cuidar de uma criança de colo.
“Silêncio” é um uma curta-metragem co-realizada pelos mocambicanos Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze, que foi distinguida, recentemente, na categoria de “Melhor Guião”, dos Prémios Especiais do Júri, na primeira edição do Festival RENUAC, no Chile.
Trata-se da primeira primeira premiação de “Silêncio”, a nível internacional, um filme produzido Centro de Recriação Artística e a 7 Ofícios – Rede de Mulheres.
Fazem parte do elenco do filme “Silêncio” os actores Mabjeca Tingana, Kawany Santo, Adélia Maposse, Gigliola Zacara, Khaleesi Mauze e Tio Luis, bem como Augusto Nhambi e Milagre Langa, como assistentes técnicos, e ainda as trilhas sonoras de Dama do Bling e Roberto Chitsondzo.
Sobre o concurso
O RENUAC é um encontro Internacional, baseado em Santiago – Chile, de cineastas para promover trabalhos audiovisuais, criar um espaço fértil para a materialização de curta-metragens, bem como estreitar relações entre cineastas espalhados pelo mundo.
Além de curtas, o festival premeia, também, fotografias, documentários, vídeo clipes e seus respectivos fazedores, a nível mundial. Esta primeira edição congregou 104 países, se onde chegou um total 8371 produções.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top