O presente de natal da Gala Gala edições

0
158

Escrito por Emanuel Banze
“Um Natal Experimental e outros contos” é o presente de natal e fim de ano, endereçado ao público leitor da Gala Gala edições.
Trata-se de uma antologia de contos e crónicas de natal, organizada pela Gala Gala edições, composta por 11 de um total de 13 narrativas submetidas, entre reais e ficcionais, escritas por igual número de autores, alguns já publicados em livro.
Andreia Silva, Arcénio Dias, Daúde Amade, Ernesto Mira Nhone, Fernando Absalão Chaúque, Francisco Panguana, Hélder Samuel, Lourenço Ferrão, Matos Matosse, Vanessa Novela e Vânia Óscar, dão voz à narrativas duras, intrigantes, hilariantes e belas que, por sinal, correspondem a primeira coletânea de textos de natal editada em Moçambique.
Lê-se na nota de apresentação do livro que a ideia é, através da leitura, incentivar os leitores a refletir em torno da natal como um momento de “celebração do amor, da partilha, de gratidão pelo que temos e conquistamos. Recomeçar. Ou renovar os objectivos.”
Então, continua a editora, se são livros o que temos, se são livros a nossa maior riqueza e o que melhor sabemos fazer, este é o nosso presente.
Os textos têm como denominador comum o facto de terem no natal o seu foco. O processo de seleção foi feito através de uma chamada pública, de 20 de Novembro e 20 de Dezembro deste ano.
A Gala Gala edições existe desde Agosto de 2020. Durante o seu primeiro ano de existência, motivada pela crise pandémica e do sector do livro, a editora tem apostado em lançar novos autores, seguindo o lema “Livros para a mente e para o coração.”
Também conta com nomes já conhecidos e incontornáveis da literatura moçambicana, como Rui de Noronha (inaugurador da poesia da Gala Gala edições) e Paulina Chiziane, actual prêmio Camões.

Artigo anteriorO Lugar das Ilhas enquanto lugar líquido e plural
Próximo artigoCandidaturas ao Pfrasterspektakel terminam em dois dias
É licenciado em Jornalismo, pela ESJ. Tem interesse de pesquisa no campo das artes, identidade e cultura, tendo já publicado no país e em Portugal os artigos “Ingredientes do cocktail de uma revolução estética” e “José Craveirinha e o Renascimento Negro de Harlem”. É membro da plataforma Mbenga Artes e Reflexões, desde 2014, foi jornalista na página cultural do Jornal Notícias (2016-2020) e um dos apresentadores do programa Conversas ao Meio Dia, docente de Jornalismo. Durante a formação foi monitor do Msc Isaías Fuel nas cadeiras de Jornalismo Especializado e Teorias da Comunicação. Na adolescência fez rádio, tendo sido apresentador do programa Mundo Sem Segredos, no Emissor Provincial da Rádio Moçambique de Inhambane. Fez um estágio na secção de cultura da RTP em Lisboa sob coordenação de Teresa Nicolau. Além de matérias jornalísticas, tem assinado crónicas, crítica literária, alguma dispersa de cinema e música. Escreve contos. E actualmente, é Gestor de Comunicação da Fundação Fernando Leite Couto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here