Associação Cultural Muenda promove residência artística e oficinas de artes

A Associação Cultural Muenda – Muend’Arte – vai levar a cabo uma residência artística e um conjunto de oficinas de artes. Denominado “Arte na Alma”, o projecto a acontecer entre 15 de Novembro e 11 de Dezembro, junta artistas e profissionais de artesanato, artes visuais e carpintaria na sede da Muend’Arte, no Museu Mafalala e Toca Criativa, em Maputo.
A residência artística, a acontecer na sede da Mued’Arte e no Museu Mafalala, irá juntar cerca de 9 artistas, moçambicanos, nomeadamente Muenda, Dji Nafita, Artel, Faira, Biatriz, John Tameka, Dainiki Tazzlon, Daniel, Dom Martinho.
Durante quase um mês, cada artista tem a missão de criar uma obra plástica de um metro e meio por um metro e meio, sendo que os dias de trabalho serão definidos pelo próprio artista, em função da sua disponibilidade. Nos dias 26 e 27 de Novembro, ou seja, sexta-feira e sábado as actividades irão decorrer no Museu Mafalala.
O resultado da residência artística será apresentado no dia 14 de Dezembro, através de uma exposição e venda de obras criadas nesse contexto. 
No que concerne às oficinas de artes, actividades paralelas à residência artística terão lugar em três locais: Muend’arte, Museu Mafalala e Toca Criativa.
As oficinas realizar-se-ão, assim, às segundas, quartas, sextas-feiras e sábados. 
Às segundas-feiras são destinadas ao artesanato, com duas sessões ao dia, uma das 10H00 às 13H00 e outra das 14H00 às 16H00. Nesta oficina, pretende-se produzir brincos, vazos com garrafas, estampagem de sapatos e de carteiras e objectos em papelão.
Às quartas-feiras são dedicadas à produção de blocos de notas de cartão reaproveitado, das 12H30 às 14H00 e produção de sketch book (esboço de desenhos), das 14h00 às 16h00.
Às sextas, por seu turno, estão agendadas actividades de carpintaria, das 10H00 às 13H00 e artes visuais, recorrendo à técnica mista, das 13H30 às 16H30.
Aos sábados, para encerrar a semana, decorrerão actividades de artes visuais, das 12H00 às 16H00, intercalando com conversas sobre arte. Denominado “Debarte”, as quatro sessões terão como convidados Vasco Manhiça (20 de Novembro), P. Mourana (27 de Novembro), Bena (4 de Dezembro) e Sebastião Coana (11 de Novembro).
Para além destas actividades, em parceria com o Festival de Poesia e Artes Performativas – Poetas D’Alma, a Associação Muend’Arte acolhe uma oficina de escrita criativa ministrada pelo poeta brasileiro João Innecco, uma conversa sobre “O Poder da oralidade nas artes plásticas” com o artista e comunicólogo moçambicano Circle Langa e uma exposição colectiva subordinada ao tema “O poder da oralidade”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top