Estreia espectáculo “Chovem Amores na Rua do Matador” de Mia e Agualusa

A Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) em co-produção com a Direção de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), estreia, no dia 11 de Novembro, às 18.00 horas, a peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”, no Centro Cultural Universitário da UEM. A temporada estará aberta ao público nos dias 12/13, 19 e 26/27 de Novembro.

O espectáculo resulta da adaptação do escritor moçambicano Mia Couto do conto com o mesmo título assinado por ele e pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa, no livro “Terrorista Elegante”. A encenação foi feita por Maria Clotilde e por Vitor Gonçalves. “Chovem Amores na Rua do Matador” tem um elenco composto por estudantes e docentes da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane, nomeadamente Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane. Coube a Évaro Abreu fazer o cenário, à Sara Machado – os figurinos, a Ademar Chauque – a coreografia. A música é de Shigeru Umebayashi, a sonoplastia está a ser feita por Pedro Pinto e a luz por Quito Tembe. Clotilde Guirrugo e Pablo Ribeiro estão na Direcção de produção.

O enredo retrata a estória de Baltazar Fortuna, que depois de longos anos de uma vida penosa e amargurada, volta a Xigovia, com planos de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado. Vai na crença de que elas sejam a fonte de todos os azares que lhe perseguem.

Mia Couto e José Eduardo Agualusa, reflectem neste conto sobre o conflito entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominantes; e um novo país, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se revêm menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem.

O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres – Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha – leva, inevitavelmente, à morte de um desequilíbrio social onde o lugar que cabe às mulheres e o dos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente.

Esta peça de teatro foi criada para ser apresentada na segunda edição do Festival Gala Gala, em 2021, em formato de vídeo. A apresentação do dia 11 será a primeira apresentação presencial desta peça, sendo, também, a estreia para uma temporada presencial que, havendo patrocínio, poderá estender-se a outras províncias moçambicanas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top