FESTIVAL MAPUTO FAST FORWARD 2021 Cosmopolíticas & Afrotopias são os objectos deste ano

A 6ª edição do festival Maputo Fast Forward (MFF) vai decorrer de 21 de Outubro a 10 de Novembro e assumirá um formato híbrido (presencial + online). O tema deste ano é “Cosmopolíticas & Afrotopias”, numa programação composta por debates, concertos e exposições.
“As sociedades instituem-se antes de mais através dos seus imaginários” sublinha o escritor e ensaísta senegalês Felwine Sarr no seu livro “Afrotopia”. É neste contexto, explica a nota de imprensa da organização, que a edição do MFF 2021 se propõe como um exercício de reflexão em torno da “produção de imaginários” capazes de se traduzirem em modelos alternativos aos existentes cujo esgotamento parece por demais evidente.

Do mesmo modo, prossegue o documento que estamos a citar, e face à “crise existencial” que o Planeta atravessa, impõe-se uma ruptura com o quadro conceptual que tem dominado a relação dos Humanos como a Natureza.

Perante a ameaça, lê-se igualmente na nota, sem precedentes, que a mudança climática representa, importa articular uma “cosmopolítica” que traduza uma alteração radical do paradigma dominante e seja capaz de viabilizar o futuro dos diversos seres e entidades que habitam o Planeta.

A sessão de abertura do MFF e da programação de conferências internacionais contará com a o economista e escritor senegalês Felwine Sarr e o escritor moçambicano Mia Couto – a conferência conta ainda com a participação de 20 oradores provenientes de Moçambique, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Brasil, Portugal, Áustria e Lituânia. Esta e outras sessões irão decorrer na Fundação Fernando Leite Couto & online.

A edição do MFF 2021 tem o patrocínio da Embaixada Suíça em Moçambique, Campus AFD – Agence Française de Development, Camões – Centro Cultural Português em Maputo e da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top