Mia Couto lança “O CAÇADOR DE ELEFANTES INVISÍVEIS”

0
140
CAPA DE O CAÇADOR DE ELEFANTES INVISÍVEIS

“O caçador de elefantes invisíveis” é o título do novo livro de Mia Couto, de regresso aos contos, que será lançado no dia 13 de Outubro, às 18.00 horas, na Fundação Fernando Leite Leite Couto, instituição de cuja editora chancela a colectânea em Moçambique.  

Este novo livro foi sendo escrito ao durante mais de dois anos, na colaboração regular do escritor Mia Couto na revista portuguesa “Visão”. Das crónicas publicadas, o autor fez uma selecção e reescreveu-as na forma de contos.

Do processo de retrabalhar as pequenas prosas resultaram marcantes narrativas que cobrem a actualidade do nosso mundo e vão desde a pandemia ao drama da guerra em Cabo Delgado, a descrever peripécias que poderiam ter acontecido numa vila, no interior de uma reserva florestal ou num bairro qualquer de Moçambique.

Todos os contos se inscrevem no modo poético com que Mia Couto nos habituou a olhar o mundo e a humanidade. São estas histórias que aqui se reúnem neste livro cuja ilustração da capa é da autoria de Susa Monteiro, a mesma autora que ilustrou os contos originais da Visão.

Em “O caçador de elefantes invisíveis”, o autor mantém a visão mítica e poética da existência humana, iluminada de esperança, construída por um olhar crítico acerca da história de Moçambique e as vivências do espontâneo e (ou) orquestrado do quotidiano sempre com ironia e humor.

A data de lançamento deste livro coincide com a do Dia Internacional do Escritor, que se celebra justamente no dia 13 de Outubro.

Artigo anteriorPekiwa: o historiador Tonga?
Próximo artigoTimeless, a sinfonia de Joni Schwalbach
É licenciado em Jornalismo, pela ESJ. Tem interesse de pesquisa no campo das artes, identidade e cultura, tendo já publicado no país e em Portugal os artigos “Ingredientes do cocktail de uma revolução estética” e “José Craveirinha e o Renascimento Negro de Harlem”. É membro da plataforma Mbenga Artes e Reflexões, desde 2014, foi jornalista na página cultural do Jornal Notícias (2016-2020) e um dos apresentadores do programa Conversas ao Meio Dia, docente de Jornalismo. Durante a formação foi monitor do Msc Isaías Fuel nas cadeiras de Jornalismo Especializado e Teorias da Comunicação. Na adolescência fez rádio, tendo sido apresentador do programa Mundo Sem Segredos, no Emissor Provincial da Rádio Moçambique de Inhambane. Fez um estágio na secção de cultura da RTP em Lisboa sob coordenação de Teresa Nicolau. Além de matérias jornalísticas, tem assinado crónicas, crítica literária, alguma dispersa de cinema e música. Escreve contos. E actualmente, é Gestor de Comunicação da Fundação Fernando Leite Couto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here