Fortaleza se abre para o segundo Upcycles

Depois de ter sido adiada, ano passado, devido à Covid-19, a Residência Criativa Audiovisual – Upcycles – retoma, este ano, na sua segunda edição, com a permissão da presença do público.

Hoje, a partir das 18.00 horas, será inaugurada na Fortaleza de Maputo a exposição colectiva de Atija Assane (MZ), Diogo Bento (CV), Lolo Arziki (CV), Luís Santos (MZ) e Yassmin Forte, artistas selecionados para Upcycles – 2021.

Os artistas trabalhavam sob tutoria, à distância, de Ângela Ferreira (PT/SA) e Edson Chagas (Angola), desde Maio deste ano, com um programa concentrado na visita a arquivos – da Rádio Moçambique, do Centro de Formação Fotográfica e do Instituto Nacional de Indústrias Culturais e Criativas.

A Upcycles é organizada pela Associação Amigos do Museu do Cinema, com o objectivo de encorajar a produção audiovisual nos países de expressão em língua portuguesa. Na sua primeira edição, em 2019, reflectiu sobre a conservação das salas de cinema de Maputo, com vista a encontrar alternativas para a revitalização e aproveitamento dos referidos espaços.

É financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com o apoio da Fortaleza de Maputo, Centro Cultural Franco-moçambicano, Centro Cultural Português, em Maputo e o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top