“O preto” de Ivo Mabjaia vence o Novos Autores do Kugoma

O filme “O preto”, do realizador e roteirista moçambicano, Ivo Mabjaia, é o grande vencedor da terceira edição do Prémio Novos Autores Moçambique, organizado pelo Fórum de Cinema de Moçambique – Kugoma.

A curta-metragem ficcional vencedora narra uma estória que reflecte os dilemas de uma sociedade “adormecida” que se vê governada por uma quadrilha composta por uma mulher e dois homens, um dos quais é o chefe do grupo.

Na sequência, o chefe do grupo é manipulado pelos seus subordinados e obrigado a tirar os bens das pessoas indefesas a favor dos membros do bando de malfeitores. 

A trama remete a situações que sugerem um exercício metafórico sobre a forma como a corrupção e outros males ocorrem na sociedade. Como, por exemplo, na passagem em que uma mulher ora adormecida finalmente desperta e flagra o líder da quadrilha no exacto momento em que se apodera dos bens de uma outra pessoa vulnerável.

Para evitar ser denunciado, o líder da quadrilha compra o silêncio da mulher que o descobrira no acto criminal, dividindo com ela o produto do saque, para que a mesma voltasse ao sono e assim as acções do bando continuasse ao mesmo ritmo.

Durante os cinco minutos e cinquenta e nove segundos – tempo de duração da película – Ivo Mabjaia descreve situações de astúcia, traição e crimes que marcam a vida de líderes corruptos.

Ao Mbenga, Ivo Mabjaia contou que se sente lisonjeado por ver o ser trabalho premiado. “O prémio Kugoma significa muito para mim. É uma afirmação de que estou no caminho certo e que estou a fazer o necessário para chegar onde pretendo. É o reconhecimento pelo trabalho que estou a fazer”.

Ivo Mabjaia é membro fundador da Afrocinemaker, uma empresa que se dedica a produção de conteúdos de cinema. Dirigiu cinco curta-metragens: Jéssica, A Mensagem, O Sonho, Capulana e O preto. Colaborou com Jared Nota na produção do filme Ontogénisis, vencedor do concurso de curta-metragens do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, na edição deste ano.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top