O V Seminário de Jornalismo Cultural discute políticas culturais e sustentabilidade na “net”

Na quinta edição do Seminário de Jornalismo Cultural serão discutidos “Cultura como objecto de Política Pública” e “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas abordagens”.

A decorrer nos dias 19 e 20 de Agosto corrente, às 17h00, o evento será transmitido nas páginas do Facebook da SóArte Media, Museu Mafalala e Camões – Centro Cultural Português, que são instituições organizadoras do fórum.

Na sessão inaugural do seminário estará em debate a “Cultura como Objeto de Política Pública”, contando com três oradores, nomeadamente Eduardo Lichuge (Docente/Pesquisador da ECA – UEM), Rufas Maculuve (Músico/docente do ISARC) e Ivan Bonde (Director do INICC), sob a moderação da professora de literatura Sara Jona.

A segunda e última sessão vai compreender a conversa sobre o tema “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas Abordagens”, com os oradores: Hélio Nguane (MBENGA), Eduardo Quive (CATALOGUS), Hugo Chichava e Márcio Luz (KUBULA), sob moderação da bloguista Carina Capitine.

Esta quinta edição “é carregada de simbolismo, tendo em conta o percurso do projecto na história da comunicação e cultura em Moçambique, resistindo às constantes mudanças de contextos, sobretudo nos últimos dois anos, e criando fóruns de discussão sobre o papel do jornalismo na consolidação do ecossistema cultural no país”, lê-se no comunicado de imprensa.

Ao longo dos últimos cincos anos, observam os organizadores, é notório o aparecimento de canais alternativos que procuram construir novos espaços para a arte, e o exemplo dessa realidade são as plataformas digitais que se dedicam à produção de conteúdos em diversos formatos para um público cada vez mais abrangente.

Para o V Seminário de Jornalismo Cultural, lê-se no documento, a curadoria propõe reflexões que espelhem as actuais narrativas e os caminhos a trilhar para o posicionamento do sector criativo.

Refira-se que o Seminário de Jornalismo Cultural é organizado pela SóArte Media em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e conta com o apoio da Mukency Studio, com a colaboração da Escola Superior de Jornalismo e da Agência Pixel DS.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top