Fotógrafos convidados a mostrar “a viagem do plástico” pela Kulungwana

Estão abertas, desde 30 de Julho último, as inscrições para a segunda edição do concurso de fotografia organizado pela Associação Kulungwana, no âmbito do Festival Gala-Gala, que reúne oito centros culturais de Maputo e a Embaixada da Espanha em Moçambique.

Depois de, no ano passado, o evento ter decorrido com o lema “Nada é como foi” – buscando mostrar as mudanças criadas pela pandemia da Covid-19 ao status quo -, a edição 2021 tem como mote “a viagem do plástico”, um material que, apesar de nocivo, é abundante no meio ambiente.

Desta maneira, pretende-se descrever, através da fotografia, as rotas do plástico, após o seu uso, consumo e descarte, para dar a perceber o seu impacto ambiental e incentivar a mudança de comportamento quanto à preservação do meio.

A necessidade de reinvenção é uma das ilações tiradas pela Kulungwana, após a primeira edição do concurso fotográfico. Desta maneira, a agremiação pretende apoiar artistas emergentes com carências de equipamento e incentivar os participantes a recorrerem ao uso das câmaras dos telemóveis.

“Queremos manter a tradição de organizar este concurso anualmente, com temáticas que estimulem o interesse nas questões sociais, e, também, para apoiar os jovens artistas sem grandes equipamentos ou ferramentas, para ganharem visibilidade”, explicou Thandi Pinto, coordenadora do concurso, que espera adesão de jovens.

O presente concurso, prossegue, corresponde à contribuição da Kulungwana na implementação de medidas para combate às práticas que perigam o meio ambiente, buscando chamar atenção da sociedade, através da arte, para a questão do meio ambiente. As inscrições terminam a 30 de Agosto corrente.

Gala Gala é um festival que reúne os Centros Culturais Franco Moçambicano, Moçambicano-Alemão, Brasil-Moçambique, 16 Neto, Camões, Fundação Fernando Leite Couto, Museu Mafalala e a Emabaixada da Espanha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top