Oração de Isabel Novella por Cabo Delgado

A intérprete e compositora moçambicana, Isabel Novella lança, hoje, ORAÇÃO, um novo single, que empresta a sua voz – uma das mais relevantes da actualidade – a causas sociais, transformando os ritmos tradicionais moçambicanos em uma bela e comovente canção de esperança.

A esperança há muito que não era convidada de honra como tornou-se para o mundo desde finais de 2019 a esta parte. A pandemia cruzou fronteiras para nos trancar a todos em casa. Mas essa imposição é um privilégio de que poucos se tenham beneficiado. Ainda mais num país pobre como Moçambique em que o quotidiano (normal) é uma gestão constante de crises, de carências e demais substantivos que não se esgotam a trazer sinónimos de dor. Cabo Delgado, um agravante, só piora a situação com este conflito sem rosto, que desde 2017, vem minando as expectativas da nação.

Os relatos que chegam de Palma, Mocímboa da Praia rivalizam, em termos de requinte no macabro, com produções cinematográficas de terror ou quaisquer outras obras de arte que se dediquem a escancarar o caos.

Entre ateus, agnósticos e crentes, o recurso ao Apocalipse, livro bíblico para explicar este fenómeno vai se tornando uma via incontornável. Para lá do sim ou do não, há um facto: gente está a morrer. Não é só a morte física. Há outras formas de morrer. Aliás, já alguém escreveu: quando morre alguém que amamos, uma parte de nós também morre. Mas é também a morte de sonhos, de projectos… São crianças a perder a inocência de forma abrupta. É o tecido social tingido de sangue.

ORAÇÃO, novo single de Isabel Novella, nos chega nessa circunstância, para, de joelhos e as palmas juntas, alimentar a Esperança. É um sopro a ver se a cortina negra que nos cobre cede espaço para algumas frestas de luz. Ou mesmo a luz na sua totalidade, um sol radiante.

Através de ritmos e melodias do Norte de Moçambique, evidências constantes do Tufo e aquele “sotaque” melódico árabe, Isabel Novella não quer apenas orar por Cabo Delgado, mas para outros lugares do mundo que neste momento estão a passar por momentos difíceis (actos terroristas, guerras, pandemia etc).

Tufo da Mafalala

Nesta canção, produzida pelo irmão Isildo Novela (IZI Productions), mais uma vez consolida a sua marca que é explorar referências que reflectem a fusão das raízes moçambicanas com os ritmos ocidentais.

A composição foi feita por Isabel Novella, que igualmente fez as vozes principais e coros, Preben Carlsen executou a guitarra, Tobias Lautrup o violoncelo, Sylvester Agbedoglo responsabilizou-se pelas percussões e Isildo Novela esteve no baixo elétrico, violino sintético e programação de bateria adicional.

À semelhança de NTSUMI (2015), single que gravou com o guitarrista moçambicano Albino Mbié para chorar e chamar a consciência para a desumanização no acto de sequestrar albinos – que estava em alta no norte do país – para fins obscuros, Isabel Novella revela a sua preocupação com o rumo da família humana e de Moçambique, em particular.

Este novo single, ORAÇÃO, dá uma amostra do que poderá ser o novo álbum desta compositora e intérprete moçambicana que se estreou com Isabel Novella, em 2012, e em 2019 lançou Metamorfose, álbum nomeado para os South African Music Awards (SAMA).

No novo álbum, Isabel Novella dará continuidade ao trabalho com seu irmão, baixista, compositor e produtor Isildo Novela que integrou várias bandas de músicos renomados como Gito Baloi, Neco-Novellas (outro irmão), Ivan Mazuze, Sekou Kouyate entre outros e com sua gravadora a Native Rhythms.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top