Criativos afinam projectos no Business Coaching do Createc Academy

Realizaram-se, entre os dias 12 e 14, no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) as oficinas de produção de projectos designada Business Coaching, no âmbito do projecto Createc Academy, iniciativa cujo propósito é prover soluções em produtos e serviços criativos às empresas para o alívio à crise imposta pela pandemia da COVID-19 e para a sua adaptação no “Novo Normal”.

Coordenada pela Flow Group, o Business Coaching reuniu quatro start-ups, nomeadamente, Somangue Produções, 88 Media e os consórcios Toduma e Entre Aspas e Paco Consulting e The Dot.

No primeiro dia de workshop participaram as empresas Somangue Produções – com uma proposta de aplicação de materiais reciclados e um detector de rompimento de rede eléctrica – e 88 Media – com uma série de animação sobre o meio ambiente. Trata-se de propostas que tinham sido apresentadas para a Sukuma Produções, mas esta empresa não chegou a continuar pelo facto da seu projecto ainda não estar numa fase consolidada. Assim, o Business Coaching realizado foi com perspectiva de melhorar os seus projectos a diversos níveis, a título de exemplo, a definição do público-alvo e dos custos, bem como definir estratégias para captar interesse dos potenciais financiadores.

“Estas duas empresas não terão contrato com a Sukuma Produções, mas tinham produtos interessantes e que podem ser úteis para outras organizações”, realçou Frederico Ferreira, acrescentando que deu apoio às duas empresas a nível de estrutura de modo que possam conseguir caminhar por eles. 

Já o segundo dia, reservado às propostas da Paco Consulting e The Dot, por um lado, e da Toduma e Entre Aspas, por outro. O primeiro consórcio irá realizar um vídeo institucional e o segundo um sistema de Whatsapp Business API para a Câmara do Comércio de Moçambique.

Uma das questões que se notou foi a separação das propostas, sendo que as empresas tiveram que criar propostas separadas devido às restrições no orçamento. A Toduma, por exemplo, irá criar a plataforma Whatsapp Business API e a Entre Aspas, por seu turno, irá dar a formação sobre a gestão de conteúdos na plataforma. Já Paco Consulting irá conceber o vídeo e a The Dot, por sua vez, irá produzi-lo.

Para além dessa separação, coube a Flow Group orientar as empresas, partindo das propostas iniciais, trabalhar nos detalhes, adaptação do preço e explicar o respectivo preço.

No terceiro e último dia, participaram a Toduma e Entre Aspas, enquanto um consórcio, e 88 Media. As start-ups têm como propósito a criação de uma Agenda Cultural Municipal para o Conselho Municipal da Cidade Maputo. Especificamente, a 88 Media vai instalar um website e o respectivo aplicativo, enquanto que a Toduma irá integrar a plataforma de Whatsapp Business API e a Entre Aspas irá criar e gerir os conteúdos.

De acordo com Ana Ferreira, também da Flow Group, nesta sessão o que se fez foi limitar o preço, dar o alinhamento concreto de acordo as necessidades do Conselho Municipal, descrever melhor os serviços e produtos, tornando os documentos mais estruturados e consistentes. 

Os passos subsequentes consistem no envio das propostas às empresas e ver se realmente há melhorias por se fazer antes da decisão final.

No final dos três dias, a avaliação que se faz é positiva. Para Ana Ferreira, estas sessões foram úteis para ajudar a melhorar as propostas e estarem mais alinhadas às necessidades e expectativas dos clientes.  

Createc Academy é um projecto organizado pelo Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), com o apoio financeiro da Cooperação Alemã, nomeadamente a GIZ, em parceria com o Gabinete para o Fomento Económico Moçambique – Alemanha (AHK), ITGest e Flow Group, com o objectivo de prover soluções em produtos e serviços criativos às empresas para o alívio à crise imposta pela pandemia da COVID-19 e para a sua adaptação no “Novo Normal”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top