Munguambe e Bahule falam de poesia no México

Os escritores moçambicanos Jaime Munguambe e Cremildo Bahule participam hoje, às 17.00 horas de Moçambique, na X Maratona de Poesia e Narrativa, organizada pela editorial Pharus do México.

Nesta sessão de conversa dedicada a poesia, integrada neste evento que que decorre desde o dia 16 até 20 deste mês, estarão igualmente presentes Paulo Ferraz do Brasil e Ramón Peralta do México.

A programação da X Maratona de Poesia e Narrativa, é composta por escritores representantes de México, Perú, Colômbia, Cuba, El Salvador, Bolívia, Moçambique, Argentina, República Dominicana entre outros.

Jaime Munguambe é escritor e poeta, é parte da nova geração dos escritores moçambicanos. Foi editor da página de poesia na Revista Literatas e tem colaboração dispersa em espaços de divulgação literária, em Moçambique, Portugal, Brasil, Angola, México, Espanha, Argentina entre outros espaços.

Em 2015, Jaime Munguambe foi vencedor do Prémio Literário do Banco de Moçambique na categoria de poesia. No ano seguinte publicou o seu primeiro livro de poesia “As Idades do Vento” pela editora Fundação Fernando Leite Couto.

No ano passado, este escritor participou no livro “Contos Crónicas Para Ler em Casa”, que reuniu jovens autores moçambicanos com o propósito de dar algum alento as pessoas nas circunstâncias da pandemia.

Actualmente, Jaime Munguambe é colaborador e correspondente do projecto Biblioteca Popular del Barrio Gardel e tem publicado textos na página de artes e cultura Pirâmide.

Cremildo Bahule é ensaísta, poeta e co-fundador de Kuphaya Editora. Foi assessor da editora Ndjira – Sociedade Editorial.

Bahule publicou o ensaio “Carlos Cardoso, um poeta de consciência profética” (Editores atingem 2010), Literatura Feminina, “Literatura de Purificação: Processo de Ascece da Mulher na Trilogia de Paulina Chiziane” (Ndjira, 2013) e “Kudumba: Uma Plataforma de Preservação da Língua, (Khuzula, 2019)”.

Cremildo Bahule tem como interesses a música, literatura e artes plásticas. Foi convidado para o programa de residência para escritores da Editorial Axóuxere, com o apoio do Conselho de Rianxo, Espanha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top