AMOSSE MUCAVELE E JORGE FERRÃO PARTICIPAM NO FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO

Amosse Mucavele e Jorge Ferrão estarão na 16a edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, no Brasil, que decorrerá de 5, 6 e 7 de Maio, voltada para a discussão dos problemas culturais que atravessamos na actualidade, no difícil contexto da pandemia.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, juntamente com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro, CBL, o Fórum das Letras, que celebrou sua 15a edição em 2020, comemora o Dia Mundial da Lingua Portuguesa, com uma programação riquíssima, cuja intenção é de promover o diálogo entre os autores e leitores de literaturas de língua portuguesa, além de promover o desenvolvimento sustentável das cidades históricas, em especial, Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade.

O principal objectivo do evento é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida, principalmente, pelos países de língua portuguesa. Esta ação será realizada por meio da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e demais nações da África onde se fala a língua portuguesa, fundamentais para a formação da cultura brasileira.

O socioambientalista moçambicano e reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão, participa no dia 5 de Maio, pelas 16 horas, numa conversa sobre “A pandemia e outros desafios da contemporaneidade para a união entre os países de língua portuguesa”, com ele estarão o jornalista e documentarista brasileiro Paulo Markun e o historiador português Rui Tavares. A moderação é do Francis Manzoni (Coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da Câmara Brasileira do Livro).

Já o poeta e curador do Templos de Escrita, Festa Literária Internacional da Lingua Portuguesa, Amosse Mucavele, entra a 7 de Maio pelas 16 horas, no painel sobre “A Mutação dos Festivais Literários na Era Digital”. O curador moçambicano estará com o fundador da Livraria Ler Devagar e coordenador do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, o português José Pinho e a escritora, professora da UFOP, curadora e  coordenadora do Fórum das Letras da UFOP, a brasileira  Guiomar de Grammont, sob a moderação do brasileiro Leonardo Neto, jornalista e editor-chefe da Publishnews, o maior portal de informações e de notícias sobre o mercado editorial brasileiro.

Desde sua primeira edição, em 2005, o Fórum das Letras vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea do Brasil e do mundo. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária da actualidade, sempre enfatizando a diversidade cultural e étnica e a liberdade de expressão. 

Entre os autores convidados contam-se brasileiros como Mônica Gama, Elisa Lucinda, o cabo verdiano Filinto Elisio e o português Tito Couto.

Para a coordenadora Geral do Forum das Letras, Guiomar de Grammont, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, o objectivo do encontro é construir uma espécie de ponte entre as culturas de língua portuguesa, e a importância da iniciativa reside no estreitamento das relações entre os falantes do idioma. Segundo Guiomar, “é essencial investir em ações que possam abrir caminhos de cooperação entre escritores e leitores de países de língua portuguesa. Posso dizer que este deve ser um ideal missionário desses povos: promover a integração entre culturas irmãs e ampliar o espaço de interlocução e discussão entre as extraordinárias literaturas desses lugares. Essa interlocução pode gerar infinitas possibilidades de enriquecimento cultural”, destaca.

“Eventos como esses são de grande valia para o sector editorial como um todo, não só no Brasil. A troca de experiências entre profissionais de diversos países, que tem o português como língua materna, fortalece cada elo dessa cadeia criativa em seus respectivos países. Além disso, mostra ao mundo toda a potência da língua portuguesa através dos livros e da literatura”, destaca Vitor Tavares, presidente da CBL.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top