Workshop sugere soluções criativas para o novo normal

Iniciou nesta quarta-feira (28) o conjunto de workshops de apresentação de propostas de soluções criativas para o “Novo Normal”, no âmbito do projecto Createc Academy, na cidade de Maputo.

O primeiro de três dias de oficinas reservou-se à iniciativa “Resgatar a Natureza”, com os projectos de Somangue Produções e 88 Media, duas start-ups que manifestaram interesse em propor soluções digitais para uma campanha de comunicação e sensibilização sobre o meio ambiente liderado pelo músico a activista social Stewart Sukuma, em parceria com a Brand Boutique e a Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, do docente e activista Carlos Serra.

Após o input temático do professor Carlos Serra como perito na área ambiental, a 88 Media teve o privilégio de ser a primeira empresa a apresentar o seu projecto denominado “Um minuto para aprender”, que consiste na produção de vídeo-aulas de um minuto, em animação, de 10 temporadas, com diferentes abordagens sobre a educação ambiental destinado a um público infanto-juvenil, com projecção através da televisão e redes sociais.

Já a Somangue Produções apresentou um projecto baptizado por Kids Club, que consiste na produção de brinquedos telecomandados através de material reciclado.

Perante as duas apresentações, Stewart Sukuma enalteceu o trabalho das duas empresas, realçando que o primeiro projecto lhe lembra uma campanha que efectuou nos anos 80, que tinha uma boa estratégia de comunicação, entretanto pecava pelo facto de ser dirigida a um público não devidamente informado.

A recordação veio à tona pelo facto do artista e patrono do “Resgatar a Natureza” não acreditar que a televisão e as redes sociais sejam o único caminho para o projecto, sugerindo que se devia privilegiar às escolas.

Em relação à segunda apresentação, Sukuma, para além de tecer comentários positivos, destacou que se trata, ainda, de uma parte do que a sua iniciativa pretende na luta pela consciencialização do meio ambiente, acreditando existirem outras actividades que possam complementar.

Por sua vez, Carlos Osvaldo, da Brand Boutique, disse que o projecto da Somangue Produções está mais perto do objetivo final, tendo em conta que contempla a criação musical, mas peca por não ter sido criado especificamente a propósito da iniciativa “Resgatar a Natureza”. Já a iniciativa da 88 Media, ainda que tenha sido concebida para a iniciativa, precisava realçar mais o principal problema que pretende resolver.

Os dois projectos irão à incubação com a orientação da Flow Group, de forma a serem integrados na iniciativa. Trata-se de três sessões de coaching que serão prioritárias para melhorar os conceitos dos criativos, de forma que estejam mais próximo à iniciativa “Resgatar a Natureza”, que pretende, acima de tudo, a criação de um vídeo de animação que possa ser mais eficaz na campanha de sensibilização ao meio ambiente.

Createc Academy é um projecto organizado pelo CCMA, com o apoio financeiro da Cooperação Alemã, nomeadamente a GIZ, em parceria com o Gabinete para o Fomento Económico Moçambique – Alemanha (AHK), ITGest e Flow Group, com o objectivo de prover soluções em produtos e serviços criativos às empresas para o alívio à crise imposta pela pandemia da COVID-19 e para a sua adaptação no “Novo Normal”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top