IVAN MAZUZE CELEBRA JAZZ NA NORUEGA COM CONCERTO ONLINE

O saxofonista radicado na Noruega, Ivan Mazuze, realiza, hoje, um concerto online para celebrar o Dia Internacional do Jazz, 30 de Abril.

Na Noruega, o concerto principal será transmitido a partir da Sala Nacional de Jazz em Oslo, para o mundo inteiro com a liderança do instrumentista moçambicano.


Para esta celebração, Mazuze escolheu a dedo três músicos convidados, todos que moram em Oslo, mas com origens culturais e musicais diferentes. Juntos, o quarteto de Ivan e os músicos convidados, vão mostrar que o jazz e o improviso comunicam através de culturas e destacam a fantástica diversidade que existe na música executada naquela cidade norueguesa.

Ivan Mazuze, afirma que a melhor forma de comemorar o dia do jazz, é exaltar o género musical no palco. “Estou confiante que os tempos que vem serão melhores. Não podemos ter presencialmente o público mas precisamos passar o nosso calor enquanto músicos. Acima de tudo, temos que marcar presença apesar da situação difícil que o mundo vive. Precisamos celebrar o jazz, não importam as circunstâncias. É também uma forma de provar ao mundo que o jazz está presente”.

Anualmente, para marcar o Dia Internacional do Jazz, várias organizações culturais realizam concertos e convidam para celebração músicos jovens e experientes! Este ano, não será diferente, embora em formato online devido a actual conjuntura imposta pela Covid-19.

O concerto desta sexta-feira, será online e com transmissão ao vivo. Isso significa que começa às 20h00 locais. Para aceder ao concerto, é disponibilizado um link após a compra do bilhete. Também é possível assistir através das plataformas Apple TV, Android TV, Amazon Fire TV ou Fire TV Stick, basta para o efeito, obter, através do aplicativo Ticketco. 

No concerto alusivo à data, está no elenco, Ivan Mazuze – saxofone, Bjørn Vidar Solli – guitarra, Jens Fossum – baixo, Raciel Torres – bateria e conta com os convidados: Hanne Tveter – voz, Olga Konkova – piano, Sanskriti Shrestha – teclado.

O concerto vai realizar-se na Sala Nacional de Jazz, inaugurada a 23 de abril de 2008 baseada nas novas instalações do Victoria. Aqui, o público do jazz do país tem um bom lugar para experimentar e descobrir música de alta qualidade. Victoria é um lugar histórico com arte retratada nas paredes. O local já foi palco de cinema, teatro e revista, mas desde 2008 é uma casa permanente para a Sala Nacional de Jazz.

 
O Dia Internacional de Jazz é um evento anual da UNESCO, realizado pela primeira vez em Paris em 2011, liderado pela lenda do jazz Herbie Hancock.

O saxofonista e compositor moçambicano Ivan Mazuze, tem exercido um papel importante na Noruega, por isso, foi, recentemente, convidado e apontado como conselheiro administrativo para a conceituada sala de concertos na cidade de Oslo denominada Cosmopolite Scene. Pouco antes desta nomeação também foi indicado para o cargo de conselheiro nacional para o Fórum de Jazz na Noruega, o Riksscenen, que é a casa representante da música e dança folclórica nacional e internacional.

Ivan Mazuze, tem conquistado um amplo espaço de gestão e criação na Noruega, país onde está radicado há uma década. Suas qualificações vão para além de um instrumentista e compositor, Mazuze é consultor cultural e gerente de produção para o Município de Drammen.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top