Camões volta com “Água” de Mário Macilau

A inauguração da exposição “Água”, do fotógrafo Mário Macilau, amanhã, marca a reabertura da Galeria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, após a suspensão temporária do COVID-19.

A cerimónia será realizada institucionalmente, com transmissão em direto pelas redes sociais, às 18.00 horas.

“O projeto desta exposição enfatiza a importância da água e o acesso à mesma”, lê-se no comunicado de imprensa que o “Mbenga” recebeu, no qual frisa-se que mais do que nunca, no período como o que atravessamos, a água é essencial ao saneamento e higiene comunitários.

Mário Macilau, conforme a descrição, apresenta uma série de fotografias dedicada a alterações climáticas e a questões relacionadas com a temática da água como bem fundamental de vida para a Humanidade.

Os registos, prossegue o comunicado, foram feitos durante os últimos 3 anos, em Moçambique, maioritariamente na província do Niassa, distrito de Cuamba, no âmbito de um projeto desenvolvido com comunidades locais apoiadas pela WaterAid Moçambique, uma organização não governamental baseada no Reino Unido, que dedica a sua atuação a nível mundial na área da Água, Saneamento e Higiene.

A convite do Camões – Centro Cultural Português, o projeto da exposição “Água” conta com a especial participação do renomado historiador e escritor João Paulo Borges Coelho, que publicou anteriormente um livro com o mesmo título e apresenta de forma inédita nesta mostra uma reflexão poética sobre a série de fotografias cujo tema admite despertar um peculiar interesse.

“Água”, um projeto do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, conta com o patrocínio da WaterAid Moçambique e com o apoio da Art Dispersion (Portugal) e estará patente em Maputo desde dia 13 de agosto até dia 2 de outubro, de segunda a sexta feira, entre as 11h00 e as 17h00, respeitando todas as medidas adequadas de higiene e segurança em vigor.

Mário Macilau descobriu a paixão pela fotografia aos 15 anos, tendo já apresentado o seu trabalho em países como a Malásia, China, Bangladesh, Portugal, Espanha, Bélgica, Bulgária, Itália, Zimbabwe, África de Sul, Austrália, Alemanha, Suíça e Suécia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top