Corona condiciona conclusão das obras do Centro Cultural Moçambique-China

Devido à COVID-19, 400 trabalhadores moçambicanos foram despedidos das obras de construção do Centro Cultural Moçambique-China, na cidade de Maputo, comprometendo os prazos de conclusão, inicialmente estabelecido para 2021.

A informação foi dada hoje a ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, na visita que efectuou ao empreendimento que está a ser erguido em cooperação entre os governos de Moçambique e da China.

A governante mostrou-se preocupada com o cenário e assegurou que o pelouro que dirige está aberto para apoiar em todas situações difíceis decorrentes da pandemia neste processo de construção do empreendimento.

O Director do Projecto, Cao Jinming, garantiu que foram assegurados todos os direitos dos trabalhadores e que logo que se retomar as obras, no “novo normal”, os mesmos poderão ser reintegrados.

Face a esta realidade, Materula afirmou que “o Governo vai honrar com os seus compromissos. Construir um espaço desta dimensão não é fácil, seja em Moçambique ou em qualquer parte do mundo”.

A ministra visitou os principais espaços do centro cultural, que, para além de salas de exposições e multi-uso, a infra-estrutura terá quatro auditórios preparados para acolher todas as manifestações artísticas e eventos sociais. 

Na ocasião, Eldevina Materula chamou atenção para a necessidade de se construir salas adequadas que respondam à especificidade das diferentes manifestações culturais (música, dança, teatro, cinema, etc), devendo-se, para o efeito, acautelar toda a engenharia acústica.

Importa referenciar que o Centro Cultural Moçambique-China é o primeiro e único do género em África. O mesmo vai incorporar Salas de Informática e Multimídia; Uma Biblioteca; Um anfiteatro para palestras; Galeria para exposição de obras de Arte e Artesanato; Um estúdio de gravação de música; Uma editora discográfica; Um espaço para desfile de moda; Dois parques de estacionamento.

A infra-estrutura está localizada no Campus principal da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo e prevê-se que a conclusão das obras seja no 2º semestre de 2021.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top