Malangatana exposto desde hoje em Chicago

Dez pinturas do pintor, poeta e herói nacional, Malangatana Ngwenya (1936–2011) estão expostas desde hoje até 16 de Novembro no Art Institute Chicago, nos Estados Unidos de América.

A mostra que não pôde ser exibida antes devido a pandemia do Corona vírus é intitulada Malangatana: Mozambique Modern.

As obras expostas, chegaram aos Estados Unidos de América em Novembro e tiveram aos cuidados da conservadora de pintura Katrina A. Rush em colaboração com Allison Langley, directora de conservação de quadros e molduras do espaço que acolhe a exposição.

Num artigo publicado no site do Art Institute Chicago, Rush explicou que o seu trabalho consistiu na consolidação, limpeza da superfície, essencialmente.

Nascido em Moçambique, Malangatana é considerado um dos pioneiros da arte africana moderna que desenvolveu um estilo de pintura único no início de sua carreira, uma estética definida por uma densa montagem de figuras; representações fantasmagóricas de animais, seres humanos e criaturas sobrenaturais; e uma paleta de cores claras e escuras.

O seu trabalho incorpora os novos vocabulários artísticos que surgiram em Moçambique em conjunto com a luta por uma nação libertada, da mesma forma que em outras partes do continente africano.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top