“Mbenga” discute ICC no “Franco” via Facebook

A plataforma Mbenga Artes e Reflexões irá transmitir hoje, às 18.30 horas, na página do Facebook do Centro Cultural Franco Moçambicano uma sessão de conversa sobre Indústrias Culturais e Criativas (ICC) em Moçambique.

O debate terá como oradores a historiadora Matilde Muocha, o pesquisador Belarmino Lovane, Ivan Laranjeira (director do Festival Mafalala e do Museu Mafalala) e Paulo Chibanga (director do Festival Azgo, Khuzula e Modigi). A moderação será feita pelo jornalista e coordenador do site do “Mbenga”, Leonel Matusse Jr.

A iniciativa tem o propósito de fazer uma discussão sobre o conceito Indústrias Culturais e Criativas bem como a sua aplicabilidade no nosso país, tendo em contra tratar-se de uma preocupação do sector.

É nesse contexto que optou-se por um painel com dois pesquisadores e outros dois intervenientes directos das indústrias.

Levando em consideração o facto de as Indústrias Culturais e Criativas englobarem pequenas indústrias, tal é o caso do Património e da música, a opção foi justamente trazer as experiências destes actores cuja experiência é já de uma decada.

“Temos acompanhado a preocupação em rentabilizar o sector das artes e da cultura com muita atenção, pois durante vários anos a classe artística queixou-se de marginalização”, disse Leonel Matusse Jr.

O moderador da conversa disse ser da opinião que as discussões sobre projectos a implementar no país sejam feitas sempre a partir da realidade nacional, de modo a evitar choques resultantes da importação de soluções concebidas e materializadas a partir de outros contextos.

A posterior, o video e o áudio desta sessão de conversa, será disponibilizada nas plataformas de streaming youtube, soundcloud e speaker, de modo a tornar permanentemente acessível paara qem tiver interesse na temática.

A Plataforma Mbenga Artes e Reflexões foi criada em 2014 por um grupo de estudantes de Jornalismo e Publicidade e Marketing com o propósito de exercitar, na prática, o que iam aprendendo na teoria, nas salas de aula. Actualmente possui um site, um aplicativo e produz programas de rádio sobre cultura, tais são o Cinema em Foco que é transmitido na RDP África e Rádio Cidade, Unirversos – dedicado a literatura –, igualmente na Rádio Cidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top