“Diversidade” quer gerar emprego na Cultura

GERAR emprego e renda, a partir das cultura e artes, é o propósito da Diversidade – Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade, lançado este mês, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.

Esta subvenção disponibiliza 600 mil euros, sendo que cada um dos seis Países Africanos de Língua Oficial Português e Timor-Leste (PALOP-TL) beneficia de 100 mil euros.

Prevê-se que a primeira avaliação de projectos propostos será feita no próximo mês. Apela-se aos candidatos a submeterem rapidamente, pois quanto mais cedo for aprovado, mais benefícios terá destes fundos.   

Helena Costa, coordenadora do Procultura PALOP e Timor Leste, disse que este instrumento é para a atribuição a pequenos projectos ou acções de pessoas individuais ou colectivas que possam contribuir para a criação de emprego adicional nos sectores culturais.

O mesmo, informou, está aberto a vários sectores desta indústria e vai permitir financiar projectos de 2 mil euros até 20 mil euros.

“Diversidade propõe inclusão, por isso pensa-se em projectos de pequena dimensão, pois o pequeno faz o grande”, disse, referindo igualmente que se incentiva a inserção da mulher nas propostas a ser apresentadas.

De modo a colocar todo o país a par desta iniciativa e descentralizar o acesso ao financiamentos, Helena Costa prometeu que nos próximos meses será feita a apresentação da ideia noutras províncias do país.

A expectativa, assumiu, é que sejam propostos projectos sustentáveis para que, quando não houver mais fundos, possam prosseguir.

É neste contexto que o projecto aposta na formação de recursos humanos, atribuindo bolsas de estudo nos níveis de licenciatura e de mestrado.

O “Diversidade” faz parte do projecto PROCULTURA, financiada pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões, em parceria com a rede de Institutos Culturais Europeus (EUNIC).

Entretanto falando na ocasião, Eldevina Materula, Ministra da Cultura e Turismo, disse que já há resultados palpáveis e apontou, como exemplo, estudantes do projecto Xiquitsi, que beneficiaram de bolsa de licenciatura em música, em Portugal.

“É uma iniciativa que está em consonância com os planos do Governo, que tem consciência do potencial deste sector”, prosseguiu, convidando os artistas a “apropriar-se do projecto que contribuirá para a melhoria da sua qualidade de vida”.       

Na cerimónia estiveram presentes os embaixadores da União Europeia, de Portugal em Moçambique, para além de vários artistas, produtores entre outros intervenientes na área  cultural.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top