Moçambique sobe ao palco do MASA na Costa de Marfim

Maria de Lurdes

O projecto moçambicano Theka apresenta, hoje, a partir das 20:30 horas, pela segunda vez, a obra coreográfica “Theka” no maior Mercado Internacional de Artes Performativas do continente africano (MASA), que decorre na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, desde o passado dia 07 de Março.

O festival MASA, que vai já na sua na 11ª edição e que regista diariamente um crescente número de espectadores vindos de vários lugares, é uma oportunidade para ver o que de melhor se faz em África, Europa, América e Ásia, em artes performativas.

Idio Chichava, um dos coreógrafos da obra Theka, garante um espectáculo à altura do evento por forma a mostrar o potencial de Moçambique no que se refere às artes.

“Queremos marcar o festival com qualidade. Tivemos os últimos ensaios e estamos preparados para subir ao palco e mostrar ao público o estágio de criação em Moçambique,” assegurou.

O espectáculo terá lugar na terceira maior sala do palácio de cultura “Salle Kodjo Ebouclé”, um espaço com capacidade para receber 300 pessoas.
O projecto Theka é constituído pelos coreógrafos Idio Chichava e Horácio Macuacua e pelos bailarinos e músicos da companhia Hodi: Érzenia Tamele, Eugénio Mucavel, Judith Novela, Nigénio Cossa, Paulo Inácio,Vasco Sitoe, Augusto Manhica, Elias Manhiça.
Também tem a participação dos artistas independentes: Armando Nhamucume, Nandele Maguni, Martins Tuvanji, Osvaldo Passarivo.

“Theka” é uma peça que surge através de um desafio proposto por Quito Tembe, director da Yodine Produções, cenógrafo e produtor da plataforma de dança Kinani, aos coreógrafos moçambicanos para inserirem nas suas criações uma nova visão artística que envolve aspectos tradicionais dentro de uma realidade contemporânea.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top