Moçambique sobe ao palco do MASA na Costa de Marfim

0
657

Maria de Lurdes

O projecto moçambicano Theka apresenta, hoje, a partir das 20:30 horas, pela segunda vez, a obra coreográfica “Theka” no maior Mercado Internacional de Artes Performativas do continente africano (MASA), que decorre na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, desde o passado dia 07 de Março.

O festival MASA, que vai já na sua na 11ª edição e que regista diariamente um crescente número de espectadores vindos de vários lugares, é uma oportunidade para ver o que de melhor se faz em África, Europa, América e Ásia, em artes performativas.

Idio Chichava, um dos coreógrafos da obra Theka, garante um espectáculo à altura do evento por forma a mostrar o potencial de Moçambique no que se refere às artes.

“Queremos marcar o festival com qualidade. Tivemos os últimos ensaios e estamos preparados para subir ao palco e mostrar ao público o estágio de criação em Moçambique,” assegurou.

O espectáculo terá lugar na terceira maior sala do palácio de cultura “Salle Kodjo Ebouclé”, um espaço com capacidade para receber 300 pessoas.
O projecto Theka é constituído pelos coreógrafos Idio Chichava e Horácio Macuacua e pelos bailarinos e músicos da companhia Hodi: Érzenia Tamele, Eugénio Mucavel, Judith Novela, Nigénio Cossa, Paulo Inácio,Vasco Sitoe, Augusto Manhica, Elias Manhiça.
Também tem a participação dos artistas independentes: Armando Nhamucume, Nandele Maguni, Martins Tuvanji, Osvaldo Passarivo.

“Theka” é uma peça que surge através de um desafio proposto por Quito Tembe, director da Yodine Produções, cenógrafo e produtor da plataforma de dança Kinani, aos coreógrafos moçambicanos para inserirem nas suas criações uma nova visão artística que envolve aspectos tradicionais dentro de uma realidade contemporânea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here