Masterclass MultiChoice Talent Factory durante a Semana de Cinema Africano Moçambique

1
129
Ute Fendler, curadora do festival, investigadora alemã, na Universidade de Bayreuth

A 5.ª Semana de Cinema Africano Moçambique vai receber, nos dias 02, 03 e 04 de Março, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, três masterclass para profissionais e estudantes de cinema. 

A primeira, sob o título “Crítica e Análise de filmes”, será orientada pela curadora do festival, a investigadora alemã Ute Fendler na Universidade de Bayreuth e é dirigida a cinéfilos, a críticos, jornalistas e pesquisadores.

As duas seguintes, de natureza profissional, enquadram-se na iniciativa MultiChoice Talent Factory (MTF) e serão facilitadas por outros especialistas internacionais. 

O masterclass sobre o “som Dolby” vai abordar o uso da tecnologia Dolby para uma melhoria da qualidade sonora dos conteúdos no continente africano, e será conduzida por, Quinton Schmidt, Director de Vendas da Dolby, para a África Sub-sahariana e o designer e engenheiro de som Chris Born, residente em Moçambique e fundador da Auxene.

Caberá ao produtor e especialista Neil Brandt, da StoryScope, conduzir a referente a temática “Do guião ao ecrã”, na qual vai abordar o que são os caminhos para o financiamento e a distribuição da cinematografia africana, num mercado de conteúdos em rápida evolução, quer ao nível regional quer global.

As masterclass visam desenvolver as habilidades técnicas dos criativos da indústria cinematográfica, a fim de melhorar a qualidade das produções locais.

Em linhas gerais, através das masterclasses a MTF espera contribuir para a formação de novos autores e consolidação da indústria de cinema nos países africanos.

No seu histórico, desde o lançamento em Janeiro de 2019, as masterclass desenvolvidas no contexto da MTF já foram apresentadas em no país, em Angola, Quénia, Gana, Malawi, Nigéria, Tanzânia, Uganda, Namíbia, Botsuana, Etiópia e Zâmbia.

O programa procura reforçar a difusão da diversidade e da riqueza da cultura africana através da história, profundamente enraizada, do continente.

“A indústria africana do entretenimento está no centro de quem somos e do que fazemos”, advoga a MultiChoice África. 

A 5.ª Semana de Cinema Africano Moçambique decorre entre os dias 27 e 04 de Março, levando até ao público grandes produções contemporâneas de ficção de longa-metragem, a maioria das quais em estreia no país, e com presença de realizadores convidados, numa organização da Associação Amigos do Museu de Cinema, com o patrocínio oficial da MultiChoice Moçambique.
O acesso às masterclass no âmbito do programa MultiChoice Talent Factory é gratuito, as inscrições devem ser realizadas por email e a sala tem uma lotação máxima de 70 lugares.

1 COMENTÁRIO

  1. Quero agradecer pelo o projecto e que crie mas oportunidade para nos apaixonados pela a setima arte. Quero aprender muito sobre setima arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here