KINANI representa o país na Inglaterra

A PLATAFORMA Internacional de Dança Contemporânea – KINANI representa  Moçambique na bienal do British Council “Edinburgh Showcase”, na cidade de Londres, Inglaterra. 

Quito A. Tembe, director da plataforma, integra a delegação africana que participa no evento, desde o dia 19 de Agosto, tendo feito parte de um painel com representantes dos outros continentes (um de cada).

Na sua intervenção, a semelhança dos outros, falou sobre modelos de curadoria. “O KINANI atraiu a atenção de muitos artistas (que era o público), sobretudo por ser uma plataforma com um modelo de gestão particular, numa sociedade em que há poucos apoios para arte, que desafia o pensamento”.

A persistência numa plataforma de dança contemporânea, conta Quito A. Tembe, levantou várias perguntas do auditório, pois, parece mais fácil vergar para a música, por exemplo.

O director do KINANI considera, que este encontro constitui uma oportunidade para explorar novas experiências e conquistar parceiros e financiadores, não apenas para  variados projectos culturais no país.

“Vamos namorar parceiros, para potencializar a programação do nosso festival, que se avizinha, e ao mesmo tempo, pretendo vender o nosso potencial turístico-artístico para as diferentes empresas britânicas presentes no evento”, disse Tembe.

O encontro, acrescentou, servirá também para divulgação da cultura moçambicana, a riqueza turística, que pode servir de cartão de visita para o país, pois, posiciona-se entre os 100 melhores destinos turísticos do Mundo.  

Com efeito, Quito Tembe refere que a área turística é o seu grande foco, no âmbito da OTHÀMA, um organismo de promoção das artes, cultura e turismo, em Moçambique e além fronteira, que integra a IVERCA e a Khuzula. O KINANI é um dos membros fundadores.    

A escolha do KINANI, segundo indica a organização, justifica-se pelo facto da plataforma ter se firmado nos últimos 10 anos, como uma das mais influentes na promoção da dança contemporânea ao nível da Região Austral.

O Edinburgh Showcase é um evento organizado pela empresa britânica British Council desde 1997. O evento é considerado um dos maiores momentos de apresentação de talentos britânicos ao mercado internacional de arte.

Os organizadores convidam programadores, directores de teatros e festivais de grande renome internacional para em primeira instância, manter um contacto directo com o potencial artístico britânico descoberto num período de dois anos de preparação.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top