Museu de Cinema expõe antigas salas

“ANTIGAS salas de cinema de Maputo” é o título da 4.ª exposição anual do projecto Museu do Cinema, a ser inaugurada na próxima semana, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, cidade de Maputo.

A exposição propõe aos visitantes a repensarem a importância patrimonial destes espaços arquitectónicos e sociais, convidando a sociedade à reflexão.

A exposição instiga à partilha de responsabilidades e perspectivas sobre as salas de cinema, que representam uma época tecnológica e socialmente distinta, em risco de desaparecimento.

A mostra, organizada pela Associação Amigos do Museu do Cinema, é resultado de um trabalho de pesquisa e documentação, desenvolvido em colaboração com o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), ex-Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC) e a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (FAPF-UEM).

Em representação da Associação Amigos do Museu de Cinema (AAMCM), Diana Manhiça refere que a mostra é organizada para complementar a abordagem do tema central do seminário Museu de Cinema.

A exposição é resultado de um trabalho que envolve a inventariação dos processos de licenciamento da construção, a sua digitalização, visitas aos edifícios, registo videográfico, desenhos, maquetes e a reconstituição das plantas das antigas salas, usando software de desenho tridimensional.

Além das imagens estáticas, foram realizadas duas dezenas de entrevistas com antigos trabalhadores do Instituto Nacional de Cinema, afectos às salas de cinema da capital e a algumas áreas de produção.

“Esta exposição exibe uma parte desses materiais, trazendo alguns documentos originais dos acervos da Biblioteca Nacional e do INICC e faz uma identificação geográfica da distribuição desses edifícios, actualmente fechados, destruídos, readaptados a outras funções, ou ainda, em morosos e adiados processos de reabilitação física”.

Iniciado em 2016, como uma associação de profissionais de cinema, história, educação, design e património, a AAMC desenvolve o projecto Museu do Cinema, que tem vindo a apresentar os resultados do trabalho com regularidade.

“Iniciamos, este ano, mais três colaborações com a Associação Scala, FAPF, UEM, e com o Centro Inter-disciplinar de História, Cultura e Sociedade da Universidade de Évora (CIDEHUS), para além do registo do regresso de antigos parceiros. Também estreitamos relações de colaboração e cooperação, e perspectiva-se a concretização de alguns projectos antigos”, detalhou Diana Manhiça.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top