Camões expõe melhores cartoons do mundo

O Camões – Centro Cultural Português inaugura, na quinta-feira, às 18.00 horas, a exposição World Press Cartoon 2018 (Os Melhores Cartoons do Ano).

Trata-se de um dos maiores e mais prestigiados concursos de desenho animado da imprensa mundial. No evento, espera-se a presença de Rui Paulo da Cruz, director e responsável pela comunicação e relações internacionais do World Press Cartoon.

Estarão representadas, na exposição, 80 obras de elevada qualidade gráfica concebidas por autores de mais de 30 países. Os trabalhos exaltam a diversidade de culturas, observam, criticam os temas e os protagonistas da actualidade, com caricaturas para todos os gostos.

São desenhos que compõem um retrato divertido do mundo. As publicações são seleccionadas por um júri internacional, que escolhe os melhores cartoons entre centenas de obras apresentadas a concurso no World Press Cartoon

“Os desenhos compõem um olhar sarcástico e humorado do mundo, debruçando-se sobre temas e protagonistas da actualidade”, lê-se no comunicado sobre o evento.

O cartoon ‘Liberdade de Expressão’, da autora italiana Marilena Nardi, que em 2018 foi distinguido com o Grand Prix, primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, vai integrar esta exposição em Moçambique. Nardi foi a primeira mulher a receber um Grand Prix do World Press Cartoon.

Paralelamente à exposição, Rui Paulo da Cruz irá dinamizar para o público interessado, na sexta-feira, às 16.00h, no mesmo local, uma conferência seguida de debate intitulada “Cartoons contra a Monotonia”. O objectivo é discutir o papel do cartoon na imprensa e a sua importância na defesa da liberdade de expressão.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top