“Até Um Dia a Casa Cai” no palco do CCBM

O Grupo Teatral Ximbitane repõe, na próxima semana, no Centro Cultural Brasil Moçambique, a peça “Até Um Dia a Casa Cai”.

A obra é encenada por Néne Cumbe e tem a direcção musical de Samuel Nhamatate, que também actua, ao lado do actor Ivan Barrama. Na peça, também será lido o poema de Elisa Lucinda.

“Até Um Dia a Casa Cai” traz a história de dois moradores de rua, unidos pela amizade. Nélio (Ivan Barrama) é o mais velho e instruído na vida. Sempre que possível, ensina Joel (Samuel Nhamatate), o mais novo, a ler, escrever e outras coisas da vida.

Na peça, o passado torna-se cada vez mais presente, Nélio é um antigo funcionário do Governo, foi preso, injustamente. Ao sair da cadeia, sua vida vira do avesso e acabou na rua.

Joel é mais forte, vive ao relento desde os cinco anos. Teve de aprender a dançar e cantar para poder ganhar a vida honestamente. Com o tempo, aprendeu a se defender dos perigos vividos na rua.

Companheiros inseparáveis, os dois personagens mostram um mundo pouco explorado, exaltam sentimentos e trazem assuntos pertinentes, em conversas informais.

No entanto, algo promete minar a relação: Na prisão Nélio teve uma doença. Ciente da condição do amigo, Joel vive idealizando a cerimónia do velório, enquanto aguarda pela volta da sua amada, que foi viver na Europa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top