Maputo homenageia Nelson Mandela

A CIDADE de Maputo curva-se amanhã a Nelson Mandela, um dos maiores símbolos de humanismo, do século XX, a propósito do seu aniversário, que se assinala a 18 de Julho.

Com efeito, o Festival Internacional Poetas D’Alma, junta-se no Museu Mafalala, para realizar a “Noite de Poesia Ubuntu” com o grupo Entrecho, Melvin Sabthana, Yuru Yayungai e Valerio Moser.

O evento está enquadrado na série, que o conjunto Poetas D’Alma, há pelo menos 15 anos realiza as “Noites de Poesia”, está a realizar a caminho do programa maior, que se realiza de 25 a 27 do corrente mês, em diversos espaços da cidade, juntando várias nacionalidades. 

Por sua vez, na baixa, o Centro Cultural Brasil-Moçambique, o homenageia “como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia”, lê-se na nota de imprensa.

O encontro terá os actores Expedito Araújo e Klemente Tsamba a contar histórias, num ambiente íntimo, a quebrar, como sugeriu o dramaturgo Bertolt Brecht, o padrão estabelecido de performance no qual o público é passivo.

Nelson Mandela passou 27 anos na prisão – inicialmente, em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil no seu país. Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa, que defendeu, como advogado de direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre.

Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, “um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo”.

A data foi instituída em sua homenagem, pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional Nelson Mandela.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top