Um dos meus leitores tem problemas de vista

O Gil está mal, encontrei-o há dias. Comentou que fazem três semanas que não me lê. Lamentei e disse que poderia ler os últimos textos para ele. A ideia deixou-lhe excitado. Tirei o telemóvel, ele estranhou, pensou que tiraria os jornais, que, supostamente, tenho na maleta. Tenho uma maleta preta da Microsoft.

A maleta

Bill Gates mandou alguns dos seus funcionários para Moçambique, numa conferência, em 2017, e deram aos jornalistas maletas com lap-tops. Mas os nacionais tiraram os lap-top, deram aos filhos, que já têm muitos e nós ficámos com a maleta, sem nada. Apenas a maleta de lap-top, sem lap-top.

Dói: ontem, por causa desta maleta, pararam-me com três bandidos, perguntaram o que trazia na maleta. Disse: papéis, exames por corrigir, blocos de notas, agendas, rascunhos e dois livros: “Um Copo de Cólera” de Raduan Nassar, e o “O Poeta Diarista e os Ascetas Desiluminadosde Eduardo White”.

Olharam-me de cima para baixo, viram que trazia um jornal pendurado nas axilas. Pegaram, viram a foto de Filipe. Pararam, um disse ao outro em changana: “Tem dinheiro este miúdo. É magro porque para os ricos é bom fazer dietas”. Fingi que não percebia changana. Continuei a espera de uma reação deles. Farto, deu-me vontade de dizer: “assaltem-me logo, estou com pressa! Não tenho dinheiro aqui, mas garanto que no dia 20 envio por M-pesa”.

Arrancaram-me o jornal. Sem modos, rasgaram a capa, pisaram. Um deles disse que queria o jornal para ver vagas de emprego. Rezei para que eles não lessem o jornal, pois era quinta feira e minha cara estava lá. Se eles vissem o meu rosto no jornal seria torturado, para que eu lhes dê o dinheiro que eles pensam que tenho.

Folhearam, separaram as páginas que queriam, depois jogaram na minha cara. Sabem, estava muito perto de casa. Muito perto da 7ª esquadra, mas, mesmo assim, assaltaram-me. Nem correram, andaram calmos, em direcção ao bairro Central. Vão para Colômbia. Será que vão consultar vagas no jornal? Se o fizerem, resultará em fracasso. Vi os anúncios, são para quem tem licenciatura, mestrado em ciências sócias, Saúde Pública. Será que aquele bruto que me arrancou o jornal é mestrado em Saúde Pública? Talvez. Existem muitos brutos mestrados em Saúde Pública. Desculpa-me, Osvaldo, és uma excepção. Deixa-me remendar. Aquele bruto que me tirou o jornal é o único bruto mestrado em Saúde Pública. Tenho um cunhado médico, ele pode estar a ler.

Gil, o texto era para ti. Deixe-me continuar: Li três textos. E ele matou-se de rir. Gosta muito dos Relatórios 1*. No final, disse que ia ao médico, que lhe demora atender. Fala fino, disse que trabalha numa clínica, num projecto de uma ONG. Cheguei à casa. Olhei para o meu cão, o Badito, e disse: desconfio que o médico do Gil seja mestrado em Saúde Pública”.

http://bit.ly/cao-quatro

—————————————————————————–

* https://jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/83072-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-o-curandeiro-morreu

* https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/82853-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-ximatana-e-culpado

* https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/87308-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-as-gavetas

–————————————————-

Veja os outros cães:

http://bit.ly/cao-tres

http://bit.ly/cao-dois
http://bit.ly/cao-um)

—————————————-

* https://jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/83072-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-o-curandeiro-morreu

* https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/82853-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-ximatana-e-culpado

* https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao-analise/87308-retalhos-e-farrapos-relatorio-1-as-gavetas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top