Maputo Info Tours: Uma montra turístico -cultural da capital

Aplicativo que congrega informações turísticas e culturais da Cidade de Maputo lançado na tarde da última Quinta-feira , no Salão Nobre do Concelho Municipal da Cidade de Maputo.

Trata-se de Maputo Info Tours, uma plataforma electrónica que possibilitará aos visitantes nacionais e estrangeiros o acesso, a partir de dispositivos móveis, às informações turísticas e culturais da Cidade de Maputo.

Este aplicativo reúne mais de 15 categorias, entre as quais, Museus, Monumentos Históricos, Centros Culturais, Hotéis, Restaurantes, Hospitais, Música, Teatro, Literatura.

tourrr

Segundo Benjamim Macuácua, representante da Maputo Info Tour, falando na cerimónia de apresentação da plataforma, esta ferramenta surge do desejo de facilitar o acesso a informação turística e cultural concernente à capital do país.

“A Cidade Maputo tem várias informações de carácter cultural e turístico. Mas estas informações estão disponíveis de forma dispersa, outras em formato impresso, o que não facilita o acesso. A nossa ideia foi juntar a cultura e o turismo. Compilar as informações e coloca-las numa única plataforma para o acesso fácil” disse Macuácua.

Este aplicativo que quer contribuir para apresentar e projectar a Cidade de Maputo além fronteiras, também, tem o condão de educar os munícipes e promover o turismo municipal, sobretudo para a camada juvenil. Considerando que esta faixa etária usa as novas tecnologias para obter informação.

David Simango, Presidente do Concelho Municipal da Cidade de Maputo, na ocasião, disse que, este aplicativo é mais um passo no caminho para a integração de Maputo no conjunto das cidades inteligentes. “O aplicativo tem funções de um balcão de informação sobre a nossa cidade. Um balcão móvel ao qual as pessoas podem aceder estando em qualquer parte do mundo” entende Simango.

A iniciativa foi celebrada por vários intervenientes do panorama turístico e cultural da Cidade de Maputo. M’whandro Mangoba, estilista, acredita que o aplicativo será de grande utilidade. “Já estava mais do que na hora de termos congregadas as informações culturais da Cidade de Maputo” notou para depois dizer “será de grande importância para os visitantes de Maputo. Os turistas vinham à Cidade das Acácias e muito pouco sabiam sobre as actividades culturais”.

Por sua vez, Horácio Guiamba, actor de teatro, disse que o dinamismo do mundo actual exige alternativas rápidas de acesso informação. “Esta plataforma reflecte isso na medida em que permitirá ao cidadão a possibilidade e oportunidade de se informar turística e culturalmente sobre as várias actividades da capital. E tudo isto a distância de um clique no nosso aparelho telemóvel” disse o actor.

Tour

O aplicativo é de acesso grátis, bastando descarrega-lo na Play Store/Google Play. Os conteúdos estão sob a edição da Historiadora e Gestora Cultural Matilde Muocha.

Este projecto é uma iniciativa da SECED, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos para Saúde, Educação e Cultura para o Desenvolvimento. Tendo como parceiros o Concelho Municipal da Cidade de Maputo e a Cooperação Suíça em Moçambique.

Mingas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top