“O culpado” será apresentado Fortaleza

2
264

A Fortaleza de Maputo acolhe hoje, a partir das 18:00 horas, a peça “Culpado? Combati um bom combate”, do grupo Mahamba – criações e produções artísticas.

A peça é encenada por Maria Átalia, escrita por Dadivo José, que também contracena com o actor Horácio Guiamba.

A obra teatral tirou das muralhas do esquecimento um ex-combatente na guerra civil de Moçambique e trouxe para o palco. No meio de revelações, a peça retracta a questão do trauma colectivo. Procura saber o que vem a cabeça de um pessoa que vivenciou o drama de perto.

No palco, duas personagens, pai (ex-combatente) e filho, folheiam as páginas de uma história pouco falada.

Ambrósio foi o primeiro a interpretar o papel de filho, por questões ligadas a formação, deixou o lugar vago. Horácio Quiamba, agora tem em suas mão a oportunidade de pegar neste papel e contracenar com Dadivo.

IMG_6354
Oevento está enquadro nas comemorações do Dia de África, 25 de Maio

Não é possível substituir alguém, cada actor é um universo. Para a interpretação do papel, recebi algumas aulas de História de Dadivo e no final deu certo: Fiz o máximo, e dei o meu DNA a personagem”, detalhou.

Dadivo José conta que o espectáculo foi estreado em 2010, entretanto, mantém a sua actualidade. Afirma que por ser apresentado hoje, Dia de África, a peça servirá para discutir o continente, encontrar os culpados e as soluções para os problemas que afectam o “berço da humanidade”.

 

Ficha técnica:
Texto: Dadivo José
Encenação: Maria Atália
Direcção musical: Dadivo José
Actores: Dadivo José e Horacio Guiamba
Musico: Mole

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here