Jornada de Língua Portuguesa discute Língua e Literacia no Século XXI

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, entre quinta e sexta-feira, discute a Língua e Literacia no Século XXI, no âmbito da 9ª Jornada de Língua Portuguesa, organizada pelo Centro Cultural Português em Moçambique – Instituto Camões.

Para a edição deste ano foram convidados conferencistas Carlos A. M. Gouveia e Fernando Albuquerque Costa da Universidade de Lisboa, Perpétua Gonçalves da Universidade Eduardo Mondlane, Hildizina Dias da Universidade Pedagógica e Elias Torres Feijó da Universidade de Santiago de Compostela.

Para além destas conferências plenárias, nesta iniciativa que é de cunho académico com objectivo de incitar investigações à língua portuguesa, serão proferidas 35 comunicações por docentes universitários nas províncias de Maputo, Nampula, Niassa, Beira, Quelimane e Tete.

 Vão ainda realizar-se 3 workshops, um painel e o lançamento do livro Ensino da língua portuguesa em contextos multilíngues e multiculturais: Textos selecionados do VIII Jornadas da Língua Portuguesa, numa edição conjunta do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e da Porto Editora.

Desde 2005 que no mês de Maio o Centro Cultural Português em Moçambique – Instituto Camões, organiza workshops abertos, onde se discute literatura nas suas mais variadas perspectivas.

A iniciativa é feita em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica, numa programação que de forma alternada é feita nas províncias de Maputo, Beira e Nampula.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top