Gallotones tocam marrabenta em Marracuene

??????????Era Domingo, 23 de Novembro, no percurso da Estrada Nacional Número um (N1), no distrito de Marracuene. Entre o rufar dos motores e o verde das paisagens, o som do bandolim e das violas do agrupamento Gallotones evidencia-se no restaurante Dom Manhelety, (estrelas em Changana língua originária da zona sul de Moçambique).


Texto: Hélio Nguane
??????????

Formado nos anos 1960, o agrupamento Gallotones proporcionou as presentes uma viagem aos anos de ouro da marrabenta. Entre os dedilhar da guitarra e alguns passos de dança o grupo tocou de forma incansável.

Pedro Chau (voz e viola), Américo Mavue (viola baixo e voz), Ernesto Ximanganine (Bandolim) e Egídio Mondlane (Viola).

O público acompanhava a música com palmas, leves movimentos da cabeça e algumas palmadas nas mesas. Divididos em mesas próximas, por aproximadamente quatro horas o público se deixou conduzir por este agrupamento.

Salomão Langa, o proprietário do restaurante Dom Manhelety explicou que o grupo toca nesta casa há aproximadamente um ano. “Aprecio este grupo. Eles são legendários e marcaram uma geração. Na próxima semana eles vão completar um ano a tocar neste restaurante”.

Para dar outra cor ao Domingo, Orlando da Conceição trouxe seu saxofone e teclados. Entre sons de violas, saxofones, teclados, e bandolim a tarde foi se transformando em noite e a viagem chegou ao seu rumo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top