Mais duas obras para o acervo nacional

books1Foram lançadas em Maputo, na Escola de Comunicação e Artes, duas obras literárias com diferentes histórias mas com um objectivo: enriquecer a cultura moçambicana. “Alegria é uma coisa rara” do escritor António Sopa que, após participar em vários projectos culturais, decidiu escrever seu próprio livro e “KIKIRIKI: Uma monografia do maestro Filipe Machiana” do músico, artista plástico e agora escritor Ciro Pereira
.


books1

A ideia da obra “Alegria é uma coisa rara”, surge depois duma conversa na Associação Kulungwana que ao longo do tempo foi se compondo por si só. “Trago no livro a transição do pequeno vilarejo para a cidade de cimento e a intercalação desta transição com a cultura”- referiu António Sopa. É de salientar que esta obra retracta o período de 1920-1975, momentos marcantes da música urbana de Lourenço Marques.

Já a obra KIKIRIKI, como o próprio título já ilustra, é a monografia do maestro Machiana, pessoa conhecida há anos pelos trabalhos que tem feito e que pouco destaque  tem tido nos meios de comunicação social. Foi vencendo etapas que o maestro conseguiu aprimorar seu dom no mundo da música até animar os corações moçambicanos, desde as mais modestas classes até às mais abastadas.

“O que mais me deixa entusiasmado é o facto de eu ter conseguido homenageá-lo  em vida, pois seus trabalhos são dignos de destacamento em todas as instituições culturais do país, mas infelizmente só a ECA o faz”, afirmou Ciro. Devemos apostar mais nas nossas riquezas antes de procurar elogiar o que é de fora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top