“Eu Sou do Guetto” na Mafalala

O movimento cultural “Eu Sou do Guetto”, em parceria com o Centro Cultural Moçambicano-Alemão, apresenta o sarau cultural “Eu Sou do Guetto”, amanhã, 13 de Agosto, às 15 horas, no Projecto Utopia, no Bairro Mafalala.

 

A iniciativa pretende debater, criar e partilhar os diferentes pontos de vista concernentes à arte produzida nos bairros da periferia de Maputo, bem como estimular o surgimento de novos artistas, nas zonas periféricas e conscientizar as pessoas sobre o valor da arte.

“O objectivo é trazer a arte para a comunidade, despertar os talentos na periferia e mostrar os talentos da periferia, na própria periferia”, explica Watson Colosse, um dos fundadores do movimento cultural “Eu Sou do Guetto”. E prosseguiu: “Muitas vezes quem tem sido agraciado pelos trabalhos dos artistas são pessoas da cidade, não as da periferia. Então, o movimento tem a missão de mostrar a arte feita no guetto, no próprio guetto”.

 

No sarau “Eu Sou do Guetto”, espaço para os artistas da periferia e não só, haverá diversas manifestações artísticas com destaque para a poesia, teatro, música acústica, dança, artes plásticas e outras.

O sarau cultural está aberto a todos. “Estamos abertos a qualquer um que queira vir gritar guetto, entender, participar e ajudar a fazer com que o sarau melhore”, esclarece Watson Colosse.

 

Nesta edição do “Eu Sou do Guetto”, o público estará a cargo de seleccionar o (a) melhor poeta (poetisa), que poderá concorrer na 3ª eliminatória do Moz Slam- Campeonato de Poesia Falada, prova a decorrer no dia 20 de Agosto, no Café das Letras.

 

O sarau é uma iniciativa do movimento cultural “Eu Sou do Guetto”,  fundado por Watson Colosse e Alice Ambrucer, nos anos de 2019 e 2020.

“Sentimos necessidade de ter espaços para apresentar performances fora da igreja, mas não tínhamos como. E quanto mais crescemos, percebemos que podíamos criar um palco itinerante que podia abarcar várias manifestações culturais a nível dos bairros”, narra Watson Colosse.

 

Actualmente, o movimento cultural é composto por jovens artistas que combinam diversas formas de manifestação artística, pretendendo reconstruir a visão das pessoas sobre a periferia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top