Antigos guerrilheiros envolvidos no conflito civil que devastou o país por longos 16 anos vão contar suas histórias, partilhar experiências e lições sobre a guerra na exposição pública de Storytelling que será realizada amanhã (20), a partir das 09 horas, na Tribuna da Vila de Muxunguè, província de Sofala.
Trata-se d’uma mostra de histórias contadas ao mundo por antigos guerrilheiros, suas famílias, artistas e comunidades locais, com o objectivo de promover o diálogo, resgatar histórias antes silenciadas e fortalecer laços para a construção de um Moçambique de Paz e Unidade.
A iniciativa é promovida pelo CISP (Comité Internacional para o Desenvolvimento dos Povos), em parceria com a Associação AMICUMO, no âmbito do projecto PROPAZ: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão social, co-financiado pela União Europeia e dinamizado pelo consórcio de ONG’s composto pelo CISP, IVERCA, LeMuSiCa e IMD.
A exposição de Storytelling em Muxunguè marca o encerramento de sessões de capacitação de ex-guerrilheiros e membros de suas famílias, que têm sido facilitadas pelo escritor Dany Wambire, em vários distritos da província de Sofala (como Gorongosa, Nhamatanda e Chibabava), desde finais do ano passado (2024).
Além de storytelling, os percursos de arte sobre a Paz e Reconciliação incluíram capacitações e exposições de Photovoice, exercício que permitiu o intercâmbio entre diferentes vozes que fizeram parte do conflito em diversas frentes, para uma reflexão sobre o passado sombrio e as formas de apagar as cicatrizes da guerra civil.