“Sangue do meu sangue” abre Gala Gala

“Sangue do meu sangue”, uma exposição individual de escultura, fotografia e vídeo-arte de Sara Carneiro, abre, na segunda, a 4ª edição do Festival Gala-Gala, na Fortaleza de Maputo.

Esta mostra de arte contemporânea que enfatiza a importância de uma profunda reflexão sobre o passado, estará patente até ao dia 16 do mês em curso.

A partir desta proposta, a expectativa é estimular uma reflexão sobre a história para encontrar inspiração e orientação na busca por uma vida mais significativa e justa, desafiando padrões e estruturas que não nos servem mais.

Sara Carneiro, faz uma abordagem ao sistema colonial, a violência, a exploração da força humana dos negros e os recursos naturais, que pode levar a uma reflexão necessária nestes tempos.

“Sangue do meu sangue”, resulta de investigações e reflexões da artista sobre o que é ser uma pessoa socialmente percebida como “branca” frente aos impactos do colonialismo europeu no mundo.

O Festival Gala Gala, que anualmente se realiza em Setembro anunciou, através de um comunicado de imprensa, que este ano, já na sua 4ª edição, irá decorrer de 12 a 17 do mesmo mês com a multidisciplinaridade que lhe é característica.

Organizado pelo colectivo dos centros culturais da cidade de Maputo, com o apoio especial da União Europeia, o mesmo consiste numa programação e curadoria combinada e itinerante entre as instituições envolvidas.

Com efeito, haverá espetáculos de música, teatro e dança, exposições, projecções de filmes, apresentação de livros e actividades para a infância em difetentes espaços da cidade de Maputo.

Serão ao todo 18 eventos agendados para a 4ª edição do festival, que contarão com cerca de 200 artistas e agentes culturais.

Os organizadores dos eventos do GALA GALA são a Fundação Fernando Leite Couto, o Museu Mafalala, o Centro Cultural Franco-Moçambicano, a 16 Neto, o Centro Cultural Moçambicano-Alemão, a Associação Cultural Kulungwana, o Camões – Centro Cultural Português, a Embaixada da Espanha e o Instituto Guimarães Rosa.

A curadoria da programação do evento é fundamentada na promoção do trabalho dos artistas e apresentação de novos produtos culturais, resultado de residências artísticas realizadas ao longo do ano com o apoio do próprio festival.

As primeiras duas edições, decorridas em 2020 e 2021 foram online, em respeito as restrições impostas pela pandemia. Neste sentido, esta é a segunda presecial.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top