Por detrás da produção do Kibwé

Uma menina que luta para salvar a sua avó é envenenada e, simultaneamente, descobre histórias do seu passado, desvendando mistérios da sua tribo e família de curandeiros tradicionais. Esta é a estória da vida da Lili, do filme “Kibwé”.

Será a primeira longa-metragem de animação produzida no país pelo casal Nildo Essá e Halima Essá e feito com a Unreal Engine 5, que é um sistema que permite criar jogos ou animações altamente detalhados, realistas e imersivos.

UN5 é a mais recente versão de software de desenvolvimento de jogos criado pela Epic Games. Foi anunciado pela primeira vez em maio de 2020 e foi lançado em maio de 2021. 

Nildo Essá, arquiteto e cineasta moçambicano, reconhecido na indústria de animação e efeitos especiais em Moçambique por sua visão inovadora e criativa que tem influenciado para o avanço do sector da animação e efeitos especiais. 

“Sendo a primeira produção desta dimensão, as responsabilidades e as dificuldades são maiores e tem existido momentos bons, assim como momentos maus”, partilhou Essá durante a conversa na 14ª edição do KUGOMA, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

Sobre o objetivo do filme Kibwe, Halima, esposa do Nildo e que também colaborou na concepção do projecto afirma que “nós queremos mostrar Moçambique para o mundo todo. Gostaríamos, de certa forma alinhar as histórias trazidas com o turismo local”.

Nildo Essá acrescenta que uma das maiores dificuldades é o apoio por parte das instituições. “É estranho, sendo um filme local as empresas de fora é que estão reconhecendo o nosso trabalho, mas são poucas as instituições locais que se estão a pronunciar”.

Com 20 anos de experiência em gráficos computacionais e 16 anos em animação, em 2004, Nildo Essá fundou a FX, Lda, empresa pela qual fornece animação e efeitos especiais para o mercado de filmes moçambicano.

Produziu o primeiro DVD de animação em Moçambique para “Save The Children” e foi responsável por mais de 40 comerciais de TV para “Arroz Leão”. 

Em 2011, criou a marca “Os Pestinhas” para educar através de desenhos animados.

Seu curta-metragem “The Brats and the Toy Thief” foi indicado para o melhor animação africana em 2013 pela AMAA  (Africa Movie Academy Awards). 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top