Yuck Miranda participa do Cradle of Creativity

O actor e performer moçambicano, Yuck Miranda, esteve de 20 a 27 do mês em curso a participar no Cradle of Creativity, na Cidade de Joanesburgo. Este festival sul-africano é uma celebração da criatividade do continente africano, com especial destaque para trabalhos dedicados ao infanto-juvenil.

Além de orientar workshops e participar nas variadas actividades do programa, Yuck Miranda esteve em um fórum de discussão com outros criadores africanos. O foco recaiu sobre o modelo de curadoria de festivais no continente.

Na sua visão, que partilhou na África do Sul, há que se criar curadorias colaborativas que promovam a mobilidade das companhias locais. A sua meta é contribuir para o mapeamento de estratégias conjuntas de partilha e aprendizado, benéficas para os protagonistas artísticos africanos.

Yuck reconhece a importância de usar esta plataforma para partilhar a sua perspectiva sobre os formatos e modelos de negociação frequentemente adoptados no continente. Ele identifica um cenário onde o reconhecimento das criações artísticas africanas muitas vezes depende da validação ocidental, uma dinâmica que considera necessário repensar.

Também, ancorado no facto de sermos classificados como o berço da humanidade, lamenta ser mais fácil trazer as companhias estrangeiras do ocidente, do oriente em relação as companhias africanas. “É inadmissível”, assume.

Para o moçambicano, esta o1portunidade representa um tributo ao seu estatuto como artista que tem vindo a dedicar o seu talento e criatividade ao público jovem. No entanto, o convite não se deve apenas à sua excelência artística.

Estas portas se abrem para Yuck Miranda pelo percurso que tem feito não só nos palcos. Por exemplo, ele é Director e Curador do Festival Othwela, que este ano celebra a sua segunda edição.

Por outro lado, construiu uma rede sólida de contactos durante grandes congressos da ASSITEJ e em outras plataformas dedicadas a audiências jovens, o que contribuiu para esta oportunidade notável.

Este ano, o festival Cradle of Creativity apresentou uma variedade de actividades que abrangem debates, performances e workshops. Cada região africana desempenhou um papel proeminente, sobre a diversidade e riqueza da arte pelo continente.

Estiveram, igualmente presentes, artistas da Europa, a Ásia e América Latina que tiveram a possibilidade de celebrar as suas manifestações artísticas, através da participação de vários artistas, produtores, curadores e directores, todos eles comprometidos com a audiência jovem.

O Cradle of Creativity é uma iniciativa que visa promover colaborações intercontinentais e inter-culturais. O objectivo subjacente é impulsionar o crescimento do teatro voltado para o público jovem em termos de diversidade, criatividade e apelo em todo o continente.

Tendo em conta que cerca de 43% da população africana tem menos de 15 anos, o futuro das artes cénicas em África é intrinsecamente ligado ao público jovem.

O evento tem como objectivo fomentar o teatro direccionado para esse público, incentivar oportunidades de digressão e produções internacionais, fortalecer a colaboração entre educadores e teatrólogos através de recursos pedagógicos alinhados com os currículos. Além de criar um ambiente propício ao desenvolvimento juvenil em comunidades desfavorecidas e ao fortalecimento de parcerias locais e internacionais para colaboração contínua.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top