PR abre o Festival Nacional de Cultura

O presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu esta manhã, a cerminónia inaugural da XI edição do Festival Nacional da Cultura, que terá lugar no campo da Black Bulls, em Tchumene, Município da Matola.

O evento que  decorre sob o lema “Cultura, a Força que une a Nação Rumo ao Desenvolvimento” tem como objectivo preservar, desenvolver as artes, a cultura, as tradições das diferentes comunidades moçambicanas, criar uma plataforma de interacção e intercâmbio e de divulgação do rico e diversificado Património cultural do país, colocando-o ao serviço da sociedade e do progresso.

“É um marco particular para o país”, disse Gabriel Mondlane, Presidente da Associação dos Cineastas Moçambicanos, tendo acrescentado que “as nossas experiências e necessidades serão mostradas aqui”.

Perola Jaime, que dirigiu a coerografia do bailado de abertura, intitulada “Flor rolando”, explicou que a performance que envolve quinhentas pessoas, pretendia trazer o contexto do mundo pós covid-19.

“Queremos simbolozar o renascer, acredito que a flor pode simbolizar esse renascimento”, disse, antes de contar que o bailado é Xigubo por ser a dança de Maputo Provícia que acolhe o festival e que a mesma levou um mês a ser preparada.

“Normalmente levamos entre quatro a três meses para preparar uma performance destas, mas desta vez foram trinta dias. Esta foi a mais rápida que fizemos”, disse Pérola Jaime, que esclareu ainda que as vestes brancas dos bailarinos representam a paz e os chapeus na cabeça que parecem coroas são do Xigubo.

O festival, prosseguiu o cineasta, é, igualmente, um momento para demonstrar o trabalho que foi desenvolvido nos dois últimos anos nas diferentes disciplinas artísticas apuradas para a fase final deste certame.

O Festival Nacional da Cultura é o maior evento do seu género no País e a presente edição vai contemplar diversas expressões artístico-culturais como a dança, o canto e música tradicional, o teatro, a literatura, a poesia, a fotografia, o cinema, o artesanato, a gastronomia, a moda, entre outras disciplinas artísticas.

Tomarão parte do evento os membros dos Governos Central, Provincial, Distrital e Autárquico da Província de Maputo, o Corpo Diplomático Acreditado em Moçambique, artistas e fazedores da cultura, convidados e o público em geral.

Durante a realização do XI Festival Nacional da Cultura, serão expostas as potencialidades económicas das Províncias, para além da oferta de serviçosde interesse público como a emissão de Bilhetes de Identidade (BI), Número Único de Identificação Tributária (NUIT) e feiras de saúde.

O XI Festival Nacional da Cultura é uma iniciativa do Governo de Moçambique, através do Ministério da Cultura e Turismo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top